Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Mt 5,12a
Leituras da liturgia eucarística: Ap 7,2-4.9-14; Sl 23; 1Jo 3,1-3; Mt 5,1-12a
EVANGELHO: Mt 5,1-12a
Naquele tempo, vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los:
“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.
Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus!
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.
REFLEXÃO
“Bem-aventurados: a felicidade, aqui prometida, pertence somente aos que temem o Senhor (Sl 39,5;83,13). Foi prometida por Jesus a várias categorias de pessoas, entre as quais predomina a dos pobres, sendo tudo mais apenas especificação do que comporta a pobreza em espírito. Ora, a esses pobres, a esses deserdados, a essa gente que não conta na sociedade é agora oferecida a felicidade, se souberem pôr sua confiança no Senhor (em espírito). De fato, ela é possível porque Jesus está presente, e é oferecida aos que o ouvem com fé, apesar da dura realidade de sua situação atual. Quando? Os vv. 11-12, que descrevem a sorte dos que seguem o Senhor, indicam que a verdadeira recompensa e a alegria total não são deste mundo.” (Missal Dominical, Paulus, 1995, p. 1370)
“Todos os fiéis cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade. Todos são chamados à santidade: ‘Deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito’ ” (Mt 5,48). (CIC 2013).
ORAÇÃO
Deus eterno e todo-poderoso, que nos dais celebrar numa só festa os méritos de todos os Santos, concedei-nos por intercessores tão numerosos a plenitude da vossa misericórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. (Oração das Horas)