4º DOMINGO DO ADVENTO – ANO B

advent-wreath

Senhor Deus, ao anúncio do Anjo, a Virgem Imaculada acolheu vosso Verbo inefável e, como habitação da divindade, foi inundada pela luz do Espírito Santo. Concedei que, a seu exemplo, abracemos humildemente a vossa vontade. (Missal Romano, Coleta)

 Leituras da liturgia eucarística: 2Sm 7,1-5.8b-12.14a.16; Sl 88; Rm 16,25-27; Lc 1,26-38

 

EVANGELHO: Lc 1,26-38

Imagem3

Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria.O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

Maria ficou perturbada com essas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?”

O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível”. Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

 

REFLEXÃO

“O Evangelho deste Domingo apresenta a Virgem Maria no momento em que recebe o anúncio do nascimento do Messias. A sua atitude é, para cada cristão e para todos os homens de boa vontade, modelo da maneira de se preparar para o Natal e para o Grande Jubileu: é a atitude da fé, que consiste em ouvir a Palavra de Deus para lhe anuir com total disponibilidade de mente e de coração.

A Mãe de Cristo ensina-nos a reconhecer o tempo de Deus, o momento favorável em que Ele passa na nossa vida e pede uma resposta imediata e generosa. O mistério da Noite Santa, que se verificou historicamente há dois mil anos, realiza-se, como acontecimento espiritual, no “hoje” da Liturgia. O Verbo, que encontrou refúgio no seio de Maria, vem bater ao coração de cada homem com particular intensidade no próximo Natal.” (São João Paulo II, trecho do Angelus de 19 de Dezembro, de 1999)

 

ORAÇÃO

Derramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações para que, conhecendo pela mensagem do Anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e cruz, à glória da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. (Oração das Horas)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s