ORAÇÕES À EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ

julio_28A

I

“Salve, ó cruz bendita, sinal do amor maior. Foste e és para muitos motivo de escândalo. Para nós és memória da nossa redenção. Em ti fomos redimidos de todos os pecados, de todas as escravidões. Contemplando-te, assumimos a missão de também entregar a vida, como fez Jesus, para que todos tenham vida. Contemplando-te, assumimos o compromisso de solidariedade com todos os crucificados pelo abandono. Chegaste a este solo, Terra de Santa Cruz, trazendo amor e esperança. Cruzaste quinhentos anos de história em ombros negros e indígenas, de crianças e de jovens, de homens e de mulheres. Hoje és, para nós, memória e compromisso. Em ti vemos o sofrimento de Cristo e de todos os pobres” (CNBB).

 

II

“Do Rei avança o estandarte, fulge o mistério da Cruz, onde por nós foi suspenso o Autor da vida, Jesus.

Do lado morto de Cristo, ao golpe que lhe vibraram, para lavar meu pecado o sangue e a água jorraram.

Árvores esplêndida e bela de rubra púrpura ornada, de os santos membros tocar digna só tu foste achada.

Ó Cruz feliz, dos teus braços do mundo o preço pendeu; balança foste do corpo que ao duro inferno venceu.

Salve, ó altar, salve vítima, eis que a vitória reluz; a vida em ti, fere a morte, morte que à vida conduz.

Salve, ó Cruz, doce esperança, concede aos réus remissão; dá-nos o fruto da graça, que floresceu na Paixão.

Louvor a vós, ó Trindade, fonte de todo o perdão, aos que na Cruz foram salvos, dai a celeste mansão.” (Oração das Horas – l Hino, II Vésperas. Ed. Vozes, Paulinas, Paulus, Ave Maria, 1996, p. 1364)

 

III

Ó Deus, Pai de bondade, vós enviastes vosso Filho para libertar o mundo da escravidão do pecado; lutar pela verdade, amor, justiça e paz, até a morte na cruz. É uma prova de amor para a humanidade.

Por isso, de coração contrito e humilde, nós devemos gloriar-nos na Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, onde está a nossa salvação, nossa vida e nossa ressurreição, e pela qual fomos salvos e libertos.

Que Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe: que sua face brilhe sobre nós e, iluminados pelo exemplo de Maria Santíssima, possamos seguir o caminho de Jesus, vosso Filho, que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém. (Pe. Raphael Prejol Handyanto – OSC).

 

IV

Salva, Senhor, teu povo e abençoa a tua herança; concede à Tua Igreja vitória sobre os inimigos e protege, pela tua Cruz, este povo que é teu. Cristo Deus, que voluntariamente foste levantado na Cruz, tem compaixão do teu povo que traz o teu nome.  Alegra, pelo teu poder, os nossos fiéis governantes, dando-lhes a vitória sobre os inimigos:  encontrem na tua aliança uma arma de paz, um troféu invencível.” A Cruz exaltada convida toda a criação a cantar hinos à paixão imaculada daquele que sobre ela foi erguido:  sobre a Cruz ele levou à morte  quem nos tinha dado a morte,  ressuscitou os mortos  e, tendo-os purificado,  em sua compaixão e infinita bondade  os fez dignos de viver nos céus;  alegremo-nos, pois, exaltemos seu nome  e magnifiquemos a sua extrema condescendência. Erguendo os braços para o alto e pondo em fuga o tirano Amalek,  Moisés te prefigurou, ó Cruz veneranda,  glória dos fiéis, sustentáculo dos mártires,  ornamento dos apóstolos, defesa dos justos,  salvação de todos os santos.  Por isso à vista da tua exaltação, a criação se alegra e exulta glorificando a Cristo, cuja extrema bondade reuniu, por teu meio,  o que estava disperso. Amém!

 

V

Deus Todo Poderoso que sofreste a morte sobre a madeira sagrada, por todos os nossos pecados, sede comigo.  Santa Cruz de Jesus Cristo, compadecei-vos de nós. Santa Cruz de Jesus Cristo, compadecei-vos de mim. Santa Cruz de Cristo, sede a minha esperança. Santa Cruz de Jesus Cristo, afastai de mim toda arma cortante. Santa Cruz de Jesus Cristo, derramai em mim todo bem. Santa Cruz de Jesus Cristo, desviai de mim todo mal. Santa Cruz de Jesus Cristo, fazei que eu siga o Caminho da Salvação. Santa Cruz de Jesus Cristo, livrai-me dos acidentes corporais. Santa Cruz de Jesus Cristo, adoro-Vos para sempre.  Santa Cruz de Jesus Cristo, fazei com que o espírito maligno se afaste de mim. Conduzi-me, Jesus, à Vida Eterna por todos e em todos os Séculos, Amém!

 

VI

Exaltai ao Senhor, nosso Deus, e prostrai-vos ante o escabelo de seus pés porque Ele é Santo. Salva-nos, ó Filho de Deus, Tu que foste crucificado na carne, a nós, que a Ti cantamos: aleluia!

Salva, Senhor, o teu povo e abençoa a tua herança.  Concede à tua Igreja a vitória sobre o mal e guarda o teu rebanho pela tua Cruz.

Tu, ó Cristo Deus, que, voluntariamente, foste erguido na Cruz, tem compaixão do povo que traz o teu Nome.  Alegra, pelo teu poder, a tua santa Igreja e concede-lhe a vitória sobre o mal.  Que tua aliança seja para nós uma arma de paz e um troféu de vitória!

Diante da tua Cruz † (sinal da cruz), ó Mestre, nos prostramos e glorificamos a tua santa Ressurreição. (3 vezes)

Glória ao Pai † …

Exaltai ao Senhor, nosso Deus e prostrai-vos ante o escabelo de seus pés porque Ele é Santo. O Senhor reina, alegrem-se os povos; seu trono está sobre os Querubins, vacila a terra. Aleluia, aleluia, aleluia!

Lembra-te do teu povo que elegeste há tanto tempo; recuperaste o cetro de tua herança.  Aleluia, aleluia, aleluia!

Deus, que é nosso Rei antes dos séculos, operou a salvação no meio da terra.  Aleluia, aleluia, aleluia!

Ó Mãe de Deus, tu és o paraíso místico, pois sem ser cultivada, produziste Cristo, que plantou a árvore da Cruz.  Por isso, agora O adoramos crucificado e a ti exaltamos.

Gravada está sobre nós, Senhor, a luz da tua face.  Aleluia, aleluia, aleluia!

Ó Cristo Deus, que voluntariamente foste suspenso à Cruz, tem compaixão do povo que traz o teu nome.  Alegra, pelo teu poder, a tua santa Igreja dando-lhe a vitória sobre o mal.  Que tua aliança seja para nós uma arma de paz e um troféu de vitória.

Cumprida, Senhor foi a palavra de teu profeta Moisés:  «Vereis vossa Vida suspensa a vossos olhos».  Hoje, a Cruz é exaltada e o mundo se liberta do erro.  Hoje, renova-se a ressurreição de Cristo;  regozijam-se os confins da terra,  e, com hinos e salmos, como outrora Davi, exclamam:  «Realizaste hoje, a salvação do mundo,  passando pela Cruz e a Ressurreição,  pelas quais nos libertaste, Senhor Nosso Deus!»  Ó Tu, que amas a humanidade, Senhor, glória a Ti! (de uma antiga tradição litúrgica oriental católica).

 

VII

Mil vezes o nome de Jesus: Oração para ser rezada no dia da exaltação da Santa Cruz

Serão rezados 20 terços, assim:

– Início: Creio, 1 Pai-Nosso e 3 Ave-Marias

– No lugar do Pai-Nosso: Se na hora da minha morte, o demônio me tentar, de nada vai adiantar, pois no dia da exaltação da Santa Cruz, mil vezes eu clamei o Nome de Jesus!

– Nas lugar das Ave-Marias (dezena): Jesus!

Observação: Esta oração poderá ser rezada para outra pessoa que precisa de conversão, dizendo: Se na hora da morte de (dizer o nome), o demônio o tentar…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s