ORAÇÕES A NOSSA SENHORA DAS DORES

060407SchmerzhafteMutter200b

I

Virgem Mãe tão santa e pura, vendo eu tua amargura, possa contigo chorar. Que do Cristo eu traga a morte, sua paixão me conforte, sua cruz possa abraçar! Em sangue as chagas me lavem e no meu peito se gravem, para não mais se apagar. No julgamento consegue que às chamas não seja entregue quem soube em ti se abrigar. Que a santa crua me proteja, que eu vença a dura peleja, possa do mal triunfar! Vindo, ó Jesus, minha hora, por essas dores de agora, no céu mereça um lugar. Amém! (Liturgia das Horas)

 

II

Maria, Mãe e Senhora, nós te honramos e te exaltamos pelas tuas dores e sofrimentos. Nós te amamos Mãe humilde e serva do Senhor! Nós nos propomos a ser fiéis a ti na oração do Terço. E peça Senhora ao teu Filho, que derrame muitas graças sobre o mundo. E nos dê muita paz! Nossa Senhora das Dores, rogai por nós! (Jane Amábile – Com. Divino Espírito Santo)

 

III

Ó Mãe de Jesus e nossa mãe, Senhora das Dores, nós vos contemplamos pela fé, aos pés da cruz, tendo nos braços o corpo sem vida do vosso Filho. Uma espada de dor transpassou vossa alma como predissera o velho Simeão. Vós sois a Mãe das dores e continuais a sofrer as dores do nosso povo, porque sois Mãe companheira, peregrina e solidária.
Recolhei em vossas mãos os anseios e as angústias do povo sofrido, sem paz, sem pão, sem teto, sem direito a viver dignamente. E com vossas graças, fortalecei aqueles que lutam por transformações em nossa sociedade.
Permanecei conosco e dai-nos o vosso auxílio, para que possamos converter as lutas em vitórias e as dores em alegrias.
Rogai por nós, ó Mãe, porque não sois apenas a Mãe das dores, mas também a Senhora de todas as graças. Amém!

 

IV

Ó Mãe das Dores. Rainha dos mártires, que tanto chorastes vosso Filho, morto para me salvar, alcançai-me uma verdadeira contrição dos meus pecados e uma sincera mudança de vida.
Mãe, pela dor que experimentastes quando vosso divino Filho, no meio de tantos tormentos, inclinando a cabeça expirou à vossa vista sobre a cruz, eu vos suplico que me alcanceis uma boa morte. Por piedade, ó advogada dos pecadores, não deixeis de amparar a minha alma na aflição e no combate da terrível passagem desta vida a eternidade.
E, como é possível que, neste momento, a palavra e a voz me faltem para pronunciar o vosso nome e o de Jesus, rogo-vos, desde já, a vós e a vosso divino Filho, que me socorrais nessa hora extrema e assim direi: Jesus e Maria, entrego-Vos a minha alma. Nossa Senhora, rogai por nós. Amém!

 

V

Minha Mãe dolorosa, não vos quero deixar sozinha a chorar, não; eu quero acompanhar-vos também com as minhas lágrimas. Esta graça vos peço hoje; alcançai-me uma contínua lembrança e uma devoção terna à paixão de Jesus e à vossa, a fim de que todos os dias que me restam de vida, me sirvam somente para chorar as vossas dores, e as do meu Redentor. Elas me alcançarão o perdão, a perseverança, o céu, onde espero depois recrear-me em vós e cantar as misericórdias infinitas de Jesus, por toda a eternidade. Amém.

 

VI

Ó Maria Mãe de Jesus, minha Mãe, Senhora das dores. Vós que, aos pés da cruz, manteve sua fé intacta ao segurar nos seus braços o corpo já sem vida do teu filho.  Uma lança de dor perfurou a sua alma. A maior de todas as dores foi capaz de suportar, pois tinha certeza da grandeza de sua fé.  E ainda, até hoje tomou para si as dores de todo o nosso povo, pois é a Mãe de todos os povos, é a Mãe companheira, é a Mãe peregrina e tua solidariedade não tem tamanho. Ó Maria, minha adorada Mãe, recolhei em tuas mãos o sofrimento e as angústia deste povo. Recolhei em tuas mãos a aflição dos que vivem sem paz, sem teto, dos que não tem pão e não tem o direito de viver uma vida digna. E com a vossa graça, enchei de entusiasmo aqueles que tem na vida a missão de lutar pelos direitos da nossa sociedade.
Ó minha Mãe, dona das dores do mundo, permanecei em nossa presença e nos auxilie hoje e sempre, para que nossas lutas sejam convertidas em vitórias, os nossos problemas em soluções e a nossa tristeza em alegrias.  Rogai por nós, Nossa Senhora das dores, porque este mundo necessita do teu cuidado.  Rogai por nós, Nossa Senhora das dores, porque em tuas mãos, somente em tuas mãos, as nossas dores poderão ser aliviadas.  Rogai por nós, porque vós não sois apenas a Mãe de todas as dores, é também a Mãe de todas as graças. Amém!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s