ORAÇÕES A SÃO SEBASTIÃO

sao-sebastiao

I

Ó glorioso mártir São Sebastião, fiel seguidor e cumpridor do Evangelho de Cristo, enfrentastes adversidades, perseguições e até o martírio cruel, mas não renegastes a fé. Queremos seguir vosso exemplo de coragem, constância e fortaleza. Intercedei por nós, para que não ofereçamos obstáculos à ação do Espírito Santo. Que por ele sejamos iluminados e animados a enfrentar as injustiças deste mundo, a vencer o mal com a prática do bem, a superar os sinais de morte e proclamar a vitória da vida. Rogai por nós, para que a nossa caminhada cristã, entre sofrimentos e alegrias, agrade a Deus mediante uma colheita de boas obras, a fim de que sejamos conduzidos ao seu Reino de Amor. Amém!

 

II

Glorioso mártir São Sebastião, nosso valoroso padroeiro e defensor, vós que derramastes vosso sangue e destes vossa vida em testemunho da fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, alcançai-nos do mesmo Senhor, a graça de lutarmos contra a desonestidade, a ganância e a corrupção que geram a violência, e que são os verdadeiros inimigos da justiça, da esperança, da paz e do amor.

Protegei, com a vossa poderosa intercessão, os filhos desta Terra de Santa Cruz. Livrai-nos de toda epidemia corporal, moral e espiritual. Fazei que se convertam aqueles que são instrumentos de infelicidade para os outros. Que o justo persevere na fé e propague o amor de Deus, até o triunfo final.

Glorioso batalhador da fé, socorrei-nos em nossas fraquezas e necessidades urgentes. Rogai por nós junto ao trono do Altíssimo. Nós queremos tê-lo sempre como nosso especial advogado e protetor. Prometemos nunca deixar de vos honrar e divulgar a devoção para convosco.

São Sebastião, advogado contra as epidemias, a fome e as guerras, rogai por nós sem cessar. Amém!

 

III

Glorioso mártir São Sebastião, soldado de Cristo e exemplo de cristão, hoje vimos pedir a vossa intercessão junto ao trono do Senhor Jesus, nosso Salvador,  por Quem destes a vida.  Vós que vivestes a fé e perseverastes até o fim, pedi a Jesus por nós para que sejamos testemunhas do amor de Deus.  Vós que esperastes com firmeza nas palavras de Jesus, pedi-Lhe por nós, para que aumente a nossa esperança na ressurreição.  Vós que vivestes a caridade para com os irmãos, pedi a Jesus para que aumente o nosso amor para com todos. Enfim, glorioso mártir São Sebastião, protegei-nos contra a peste, a fome e a guerra; defendei as nossas plantações e os nossos rebanhos, que são dons de Deus para o nosso bem e para o bem de todos.  E defendei-nos do pecado, que é o maior de todos os males. Assim seja!

 

IV

São Sebastião, glorioso mártir de Jesus Cristo e poderoso advogado contra a peste, defendei a mim, a minha família e todo o país do terrível flagelo da peste e de todos os males, para que, servindo a Jesus Cristo, alcancemos a graça de participar de vossa Glória no céu. Amém!

 

V
Onipotente e eterno Deus, que pela intercessão de São Sebastião, vosso glorioso mártir, encorajastes os cristãos encarcerados e livrastes cidade inteiras do contágio da peste, atendei as nossas humildes súplicas, socorrei-nos em nossas necessidades, aliviai-nos das nossas angústias, reanimai os encarcerados, curai os doentes e livrai-nos do contágio. Pelos méritos de São Sebastião, atendei-nos, Senhor. Amém!

 

VI

Ó glorioso mártir São Sebastião, vós que derramastes vosso sangue e destes a vossa vida em testemunho da fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, alcançai deste mesmo Senhor, a graça de sermos vencedores dos nossos verdadeiros inimigos: o ter, o poder e o prazer. Protegei-nos com a vossa intercessão, livrando-nos de todo o mal, de toda a epidemia corporal, moral e espiritual. Fazei que se convertam para Jesus aqueles que se perderam na fé e ajudai os justos a perseverarem até o fim.  Ó Deus eterno, que pela intercessão de São Sebastião, Vosso glorioso mártir, encorajastes os cristãos encarcerados e livrastes cidades inteiras do contágio da peste, atendei hoje nossas súplicas que confiantes Vos apresentamos. Socorrei-nos em nossas necessidades, aliviai-nos nas nossas angústias, livrai-nos das enchentes, da seca e da estiagem, protegei os agricultores e guardai as lavouras. Pedimos também a cura dos doentes e livrai-nos do contágio. São Sebastião, jovem discípulo de Jesus, rogai por Nós!

 

Sobre São Sebastião

“Soldado imperial (…) de Milão (segundo santo Ambrósio), sofreu o martírio em Roma, em testemunho de sua fé em Cristo, na época de Diocleciano. O culto popular ininterrupto a ele prestado mostra o lugar da sua sepultura no cemitério da antiga via Ápia, nas Catacumbas de São Sebastião. A liturgia de Roma sempre lhe reservou um lugar privilegiado. A iconografia retrata-o no martírio, crivado de flechas. Pelas suas chagas, foi invocado como protetor dos empesteados.” (Missal Cotidiano, Paulus, 1985, p. 1570)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s