I
Ó glorioso mártir São Sebastião, fiel seguidor e cumpridor do Evangelho de Cristo, enfrentastes adversidades, perseguições e até o martírio cruel, mas não renegastes a fé. Queremos seguir vosso exemplo de coragem, constância e fortaleza. Intercedei por nós, para que não ofereçamos obstáculos à ação do Espírito Santo. Que por ele sejamos iluminados e animados a enfrentar as injustiças deste mundo, a vencer o mal com a prática do bem, a superar os sinais de morte e proclamar a vitória da vida. Rogai por nós, para que a nossa caminhada cristã, entre sofrimentos e alegrias, agrade a Deus mediante uma colheita de boas obras, a fim de que sejamos conduzidos ao seu Reino de Amor. Amém!
II
Glorioso mártir São Sebastião, nosso valoroso padroeiro e defensor, vós que derramastes vosso sangue e destes vossa vida em testemunho da fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, alcançai-nos do mesmo Senhor, a graça de lutarmos contra a desonestidade, a ganância e a corrupção que geram a violência, e que são os verdadeiros inimigos da justiça, da esperança, da paz e do amor.
Protegei, com a vossa poderosa intercessão, os filhos desta Terra de Santa Cruz. Livrai-nos de toda epidemia corporal, moral e espiritual. Fazei que se convertam aqueles que são instrumentos de infelicidade para os outros. Que o justo persevere na fé e propague o amor de Deus, até o triunfo final.
Glorioso batalhador da fé, socorrei-nos em nossas fraquezas e necessidades urgentes. Rogai por nós junto ao trono do Altíssimo. Nós queremos tê-lo sempre como nosso especial advogado e protetor. Prometemos nunca deixar de vos honrar e divulgar a devoção para convosco.
São Sebastião, advogado contra as epidemias, a fome e as guerras, rogai por nós sem cessar. Amém!
III
Glorioso mártir São Sebastião, soldado de Cristo e exemplo de cristão, hoje vimos pedir a vossa intercessão junto ao trono do Senhor Jesus, nosso Salvador, por Quem destes a vida. Vós que vivestes a fé e perseverastes até o fim, pedi a Jesus por nós para que sejamos testemunhas do amor de Deus. Vós que esperastes com firmeza nas palavras de Jesus, pedi-Lhe por nós, para que aumente a nossa esperança na ressurreição. Vós que vivestes a caridade para com os irmãos, pedi a Jesus para que aumente o nosso amor para com todos. Enfim, glorioso mártir São Sebastião, protegei-nos contra a peste, a fome e a guerra; defendei as nossas plantações e os nossos rebanhos, que são dons de Deus para o nosso bem e para o bem de todos. E defendei-nos do pecado, que é o maior de todos os males. Assim seja!
IV
São Sebastião, glorioso mártir de Jesus Cristo e poderoso advogado contra a peste, defendei a mim, a minha família e todo o país do terrível flagelo da peste e de todos os males, para que, servindo a Jesus Cristo, alcancemos a graça de participar de vossa Glória no céu. Amém!
V
Onipotente e eterno Deus, que pela intercessão de São Sebastião, vosso glorioso mártir, encorajastes os cristãos encarcerados e livrastes cidade inteiras do contágio da peste, atendei as nossas humildes súplicas, socorrei-nos em nossas necessidades, aliviai-nos das nossas angústias, reanimai os encarcerados, curai os doentes e livrai-nos do contágio. Pelos méritos de São Sebastião, atendei-nos, Senhor. Amém!
VI
Ó glorioso mártir São Sebastião, vós que derramastes vosso sangue e destes a vossa vida em testemunho da fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, alcançai deste mesmo Senhor, a graça de sermos vencedores dos nossos verdadeiros inimigos: o ter, o poder e o prazer. Protegei-nos com a vossa intercessão, livrando-nos de todo o mal, de toda a epidemia corporal, moral e espiritual. Fazei que se convertam para Jesus aqueles que se perderam na fé e ajudai os justos a perseverarem até o fim. Ó Deus eterno, que pela intercessão de São Sebastião, Vosso glorioso mártir, encorajastes os cristãos encarcerados e livrastes cidades inteiras do contágio da peste, atendei hoje nossas súplicas que confiantes Vos apresentamos. Socorrei-nos em nossas necessidades, aliviai-nos nas nossas angústias, livrai-nos das enchentes, da seca e da estiagem, protegei os agricultores e guardai as lavouras. Pedimos também a cura dos doentes e livrai-nos do contágio. São Sebastião, jovem discípulo de Jesus, rogai por Nós!
Sobre São Sebastião
“Soldado imperial (…) de Milão (segundo santo Ambrósio), sofreu o martírio em Roma, em testemunho de sua fé em Cristo, na época de Diocleciano. O culto popular ininterrupto a ele prestado mostra o lugar da sua sepultura no cemitério da antiga via Ápia, nas Catacumbas de São Sebastião. A liturgia de Roma sempre lhe reservou um lugar privilegiado. A iconografia retrata-o no martírio, crivado de flechas. Pelas suas chagas, foi invocado como protetor dos empesteados.” (Missal Cotidiano, Paulus, 1985, p. 1570)