ORAÇÕES AO DIVINO ESPÍRITO SANTO

I
(Invocação)
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém

II
Espírito Santo, Vós que me esclareceis em tudo, Vós que iluminais todos os caminhos para que eu atinja o meu ideal, Vós que me dais o dom divino de perdoar e esquecer o mal que me fazem, quero, neste curto diálogo, agradecer-Vos por tudo e confirmar mais uma vez que jamais quero separa-me de Vós, por maiores que sejam as tentações materiais. Pelo contrário, quero tudo fazer em prol da humanidade para que possa merecer a glória perpétua na Vossa companhia e na companhia de meus irmãos. Ó Divino Espírito Santo, ilumina-me! Amém!

III
Ó Espírito Santo, amor do Pai e do Filho, inspirai-me sempre o que devo pensar, o que devo dizer, como devo dizer; o que devo calar, o que devo escrever, como devo agir; o que devo fazer para obter vossa glória, o bem de todas as pessoas e minha própria santificação. Amém! (Cardeal Verdier)

IV
Espírito Santo, dá-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas; alheio a qualquer desprezível competição humana; compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio e cansaço, toda desilusão e toda ofensa. Um coração grande, forte e constante até o sacrifício, quando necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo, e cumprir humilde, fiel e virilmente a vontade do Pai. Amém. (Papa Paulo VI)

V
Ó Espírito Santo, alma da minha alma, eu te adoro; ilumina-me, guia-me, fortifica-me, consola-me, dize-me aquilo que devo fazer, dá-me vossas ordens; prometo-Vos submeter-me a tudo aquilo que desejas de mim e aceitar tudo aquilo que vai me acontecer. Fazei apenas com que eu conheça a vossa vontade. Amém. (Cardeal Mercier)

VI
(Para pedir os 7 dons do Espírito Santo)
Ó Jesus, que antes de subirdes aos céus, prometestes aos Vossos Apóstolos e discípulos enviar-lhes o Espírito Santo para os consolar e fortalecer, dignai-Vos fazer descer também sobre nós este Espírito consolador.
Vinde Espírito de sabedoria, e fazei-nos conhecer a verdadeira felicidade dando-nos os meios para consegui-la.
Vinde, Espírito de inteligência, que, por Vossa divina luz, nos fazeis penetrar as verdades e os mistérios de nossa santa Religião.
Vinde, Espírito de conselho, e ajudai-nos a discernir em todas as ocasiões o que devemos fazer para cumprir com a Vossa divina vontade.
Vinde, Espírito de fortaleza, e prendei-nos a Deus e aos nossos deveres de maneira que nada jamais nos possa abalar.
Vinde, Espírito de ciência que, único, nos podeis dar o perfeito conhecimento de Deus e de nós mesmos. Pedimos-Vos esta ciência divina e única necessária com todo o ardor de nossa alma.
Vinde, Espírito de piedade, para que saibamos executar com alegria e prontidão o que Deus nos manda e para que, pela unção de Vosso divino amor, achemos verdadeiramente leve e suave o jugo do Senhor.
Vinde, Espírito de temor de Deus, e fazei-nos evitar com o maior cuidado tudo o que possa desagradar ao nosso Pai celestial.
Glória a Vós, Pai Eterno, que com o Vosso Filho único e o Espírito consolador, viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.

VII
Nós Vos pedimos, Senhor, que inflameis nossos corações com o Espírito de Vosso amor, para que pensemos e trabalhemos segundo a vossa vontade e possamos amar-Vos nos irmãos com sinceridade de coração. Por Cristo nosso Senhor. Amém!

VIII
Ó Espírito Santo, Espírito de amor e de verdade, autor da santificação das nossas almas, eu Vos adoro como o princípio de minha felicidade eterna. Muitas graças Vos dou, Soberano Dispensador dos benefícios que do céu recebo, e Vos invoco como a fonte das luzes e da fortaleza que me são necessárias para conhecer o bem e poder praticá-lo. Espírito de luz e de fortaleza, alumiai o meu entendimento, fortificai a minha vontade, purificai o meu coração, regulai todos os meus movimentos, e fazei-me dócil a todas as vossas inspirações. Espírito Consolador, aliviai as penas e os trabalhos que me afligem neste vale de lágrimas, dai-me conformidade e paciência, para que eu mereça fazer neste mundo penitência dos meus pecados e gozar no outro a luz da eterna bem-aventurança. Amém.

IX
(Pela Santa Igreja)
Ó Espírito Santo Criador, assisti benignamente a toda a Igreja Católica. Fortalecei-a e confirmai-a pela vossa divina virtude contra todos os ataques dos inimigos. Renovai também, pela vossa graça e caridade, o espírito dos vossos servos, que ungistes, para que em Vós glorifiquem o Pai e seu Filho Unigênito, Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s