ORAÇÕES À SANTÍSSIMA TRINDADE

I

Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus, onde está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há-de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo. na santa Igreja Católica; na comunhão dos Santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna. Amém!

 

II

Espírito Santo, vem ao meu coração e atrai-me a Ti pelo teu poder, dá-me caridade e temor. Jesus Cristo, livra-me de todo mau pensamento e aquece-me com teu ardentíssimo amor. Meu Pai, Santo e Bondoso, meu Senhor, ajuda-me em todo trabalho. Assim seja! (Sta. Catarina de Sena)

 

III

Oração de Libertação à Santíssima Trindade
Ó Deus, vivo e verdadeiro, eu me ajoelho diante da Tuda Divina Majestade.
Eu Te adoro com a minha mente, meu coração e com todo o meu espírito.
Eu Te ofereço a minha vida e o meu trabalho.
Eu me entrego em Tuas mãos, com uma fé cega, e mergulho em Tua misericórdia. Eu te peço perdão por todos os meus pecados.
Eu Te peço para proteger-me em cada momento da minha vida. E me abrigo sob Tuas asas.
PAI eterno e divino, em Tua onipotência e majestade, livra-me de todas as astúcias perversas do demônio e de todo o mal.
Dá-me a força e um desejo firme de sempre observar os Teus mandamentos e ensinamentos que se encontram nas Escrituras, para a Tua glória e para a minha salvação.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo…
FILHO único do Pai e meu Senhor, Jesus meu libertador e mestre, por meio da Tua paixão e morte, livra-me dos laços perversos do demônio e de todo o mal. Não me deixes abrir caminho para as trapaças e tentações do inimigo infernal.
E fortalecido pelo poder do Teu Corpo e Sangue, faça-me viver, como teu discípulo, e com grande fé, o meu caminho que leva a Ti.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo…
ESPÍRITO SANTO e Poderoso, pelaTua presença em mim e na Santa Igraja, livra-me dos laços perversos do inimigo e de todo o mal.
Ilumina-me e fortalece-me com os teus dons e carismas, a fim de que eu seja capaz de identificar e de ser forte o suficiente para afastar de mim as propostas enganosas do inimigo contra a Fé e a moral católica. Enriquece-me com o teu conforto, conroto tão preciosos, que supera qualquer outro conforto que o mundo possa me oferecer, e ajuda-me a viver sempre na verdade e no amor. Amém!
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo…

 

IV

Glória ao Pai que, por seu poder, me criou à sua imagem e semelhança! Glória ao Filho que, por amor, me libertou de todas as frustrações e me abriu a porta do céu! Glória ao Espírito Santo que, por sua misericórdia, me santificou e, continuamente, realiza esta santificação pelas graças que todos os dias recebo de sua infinita bondade.
Glória às três adoráveis pessoas da Trindade, como era no princípio e agora e sempre e por todos os séculos dos séculos!
Eu vos adoro, Trindade beatíssima, com devoção e profundo respeito e Vos dou graças por nos haverdes revelado tão glorioso e inefável mistério.
Humildemente Vos suplico me concedais que, perseverando até à morte nesta crença, possa ver e glorificar no céu o que firmemente creio na terra: um Deus em três pessoas distintas Pai, Filho e Espírito Santo.
Amém.
Retirada do livro: Orações do Povo de Deus. Editora Vozes.

 

V

Glória ao Pai que, por seu poder, me criou à sua imagem e semelhança! Glória ao Filho que, por amor, me libertou de todas as frustrações e me abriu a porta do céu! Glória ao Espírito Santo que, por sua misericórdia, me santificou e, continuamente, realiza esta santificação pelas graças que todos os dias recebo de sua infinita bondade.
Glória às três adoráveis pessoas da Trindade, como era no princípio e agora e sempre e por todos os séculos dos séculos!
Eu vos adoro, Trindade beatíssima, com devoção e profundo respeito e Vos dou graças por nos haverdes revelado tão glorioso e inefável mistério.

 

VI

Pai, Filho e Espírito Santo, Santíssima Trindade, acompanhai-me toda a vida, dai-me sempre guarida, tende de mim piedade, Pai Eterno, ajudai-me, Verbo de Deus, abençoai-me, Espírito Santo, alcançai-me proteção, honra e virtude, nunca a soberba me ataque e sempre busque o bem, com a Santíssima Trindade para sempre. Amém!

 

VII
ORAÇÃO TRISÁGIO ANGÉLICO À SANTÍSSIMA TRINDADE

Oração indulgênciada pelo Papa Clemente XIV.
Triságio do grego, tris-agion significa (três vezes Santo), é o nome que se dá à aclamação de louvor «Santo Deus, Santo Forte, Santo Imortal», testemunhado pela primeira vez no Concílio de Calcedônia (451). O triságio encontra suas raízes no Antigo Testamento, no livro de Isaías, capítulo 6, versículo 3: “Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos, a terra inteira está repleta de sua glória.”

REZA-SE:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Oferecimento

Para ganhar as indulgências, os que rezarem o Triságio.

Rogamos-te, Senhor, pelo estado da Santa Igreja e Prelados dela; pela exaltação da fé católica, extirpação das heresias, paz e concórdia entre os príncipes cristãos, conversão de todos os infiéis, hereges e pecadores; pelos agonizantes e caminhantes, pelas benditas almas do purgatório e mais piedosos fins de nossa Santa Madre Igreja. Amém.

V. Bendita seja a santa e indivídua Trindade, agora e sempre por todos os séculos dos séculos.
R. Amém.
V. Abri, Senhor, meus lábios.
R. E a minha boca anunciará vossos louvores.
V. Meu Deus, em meu favor benigno atende.
R. Senhor, apressai-vos a socorrer-me.
V. Glória seja ao Eterno Pai.
Glória seja ao Eterno Filho.
Glória ao Espírito Santo.
R. Amém. Aleluia.
(no tempo da Quaresma se diz conforme abaixo):
R. Louvor seja a ti, Senhor, Rei da eterna glória.

Ato de Contrição
Amorosíssimo Deus, trino e uno, Pai, Filho e Espírito Santo, em quem creio, em quem espero, a quem amo com todo o meu coração, corpo, alma, sentidos e potências; por serdes Vós meu Pai, meu Senhor e meu Deus, infinitamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas; pesa-me, Trindade Santíssima, pesa-me, Trindade misericordiosíssima, pesa-me, Trindade amabilíssima, de vos ter ofendido só por serdes Vós quem sois; proponho, e vos dou palavra, de nunca mais vos ofender e de morrer antes do que pecar; espero de vossa suma bondade e misericórdia infinita, que me perdoareis todos os meus pecados, e me dareis graças para perseverar num verdadeiro amor e cordialíssima devoção a vossa sempre amabilíssima Trindade. Amém.

HINO:
Já se afasta o sol radioso,
Ó luz perene, ó Trindade,
Infunde em nós ardoroso
O fogo da caridade.

Na alvorada te louvamos
E na hora vespertina;
Concede-nos que o façamos
Também na glória divina.

Ao Pai, ao Filho e a Ti,
Espírito consolador,
Sem cessar como até aqui
Se dê eterno louvor. Amém.

 

ORAÇÃO AO PAI
Ó Pai Eterno, fora o prazer de vos possuir, eu não vejo mais do que tristeza e tormento, embora digam outra coisa os amadores da vaidade. Que me importa que diga o sensual que sua felicidade está em gozar de seus prazeres? Que me importa que diga também o ambicioso que seu maior contentamento é gozar de sua glória vã? Eu pela minha parte nunca cessarei de repetir com vossos Profetas e Apóstolos, que a minha suma felicidade, meu tesouro e minha glória é unir-me a meu Deus, e manter-me inviolavelmente unido a Ele.

Recita-se um Pai-Nosso, uma Ave-Maria, e nove vezes: Santo, Santo, Santo, Senhor Deus dos exércitos, cheios estão os céus e a terra de vossa glória.
(responde-se, se possível em coro):
Glória ao Pai, glória ao Filho, glória ao Espírito Santo.

 

ORAÇÃO AO FILHO
Ó Verdade eterna, fora da qual eu não vejo outra coisa senão enganos e mentiras. Oh! E como tudo me aborrece à vista de vossos suaves atrativos! Oh! Como me parecem mentirosos e asquerosos os discursos dos homens, em comparação das palavras da vida, com as quais Vós falais ao coração daqueles que vos escutam. Ah! Quando será a hora em que Vós me tratareis sem enigma e me falareis claramente no no seio de vossa glória? Oh! Que trato! Que beleza! Que luz!

Recita-se um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e nove vezes:
Santo, Santo, Santo, Senhor Deus, etc.

 

ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO.
Ó Amor, ó Dom do Altíssimo, centro das doçuras e da felicidade do mesmo Deus; que atrativo para uma alma ver-se no abismo de vossa bondade e toda cheia de vossas inefáveis consolações! Ah! Prazeres enganadores! Como haveis de poder comparar-vos com a menor das doçuras que um Deus, quando quer, sabe derramar sobre uma alma fiel? Oh! Se uma só partícula delas é tão deliciosa, quanto mais será quando Vós as derramardes como uma torrente sem medida e sem reserva? Quando será isto, meu Deus, quando será?

Recita-se um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e nove vezes:
Santo, Santo, Santo, Senhor Deus, etc.

Antífona
A ti, Deus Pai, a ti, Filho Unigênito, a ti, Espírito Santo, Paráclito, santa e indivídua Trindade, de todo coração te confessamos, louvamos e bendizemos. A ti seja dada a glória pelos séculos dos séculos. Amém.
V. Bendigamos ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo.
R. Louvemo-lo e exaltemo-lo em todos os séculos.

Oração

Senhor Deus uno e trino, dai-me continuamente vossa graça, vossa caridade e a vossa comunicação para que no tempo e na eternidade vos amemos e glorifiquemos. Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo numa deidade por todos os séculos dos séculos. Amém.

SÚPLICA DEVOTA À SANTÍSSIMA TRINDADE:

V : Pai Eterno, Onipotente Deus! R: Que toda criatura vos ame e glorifique.
V : Verbo Divino, Imenso Deus! …
V : Espírito Santo, Infinito Deus! …
V : Santíssima Trindade e um só Deus Verdadeiro!…
V : Rei dos Céus, Imortal e Invisível!…
V : Criador, conservador e governador de todo o criado!…
V : Vida nossa, em Quem, por Quem, de Quem e por Quem vivemos!…
V : Vida Divina e uma em três pessoas!…
V : Céu divino de excelcitude majestosa!…
V : Céu Supremo do céu, oculto aos homens!…
V : Sol Divino e incriado!…
V : Círculo perfeitíssimo de capacidade infinita!…
V : Alimento Divino dos anjos!…
V : Belo íris, arco de clemência!…
V : Astro primeiro e Trino, que iluminais o mundo!…
V : De todo o mal de alma e Corpo! R: Livrai-nos, Trino Senhor!
V : De todo pecado e ocasião de culpa! …
V : De Vossa ira e indignação! …
V : Da morte repentina e improvisa! …
V : Das insídias e assaltos do demônio! …
V : Do espírito de desonestidade e das suas sugestões! …
V : Da concupiscência da carne! …
V : De toda ira, ódio e má vontade! …
V : Das pragas da peste, fome, guerra e terremoto! …
V : Dos inimigos do fé católica! …
V : De nossos inimigos e suas maquinações! …
V : Da morte eterna! …
V : Por Vossa Unidade em Trindade e Trindade em Unidade! …
V : Pela igualdade essencial de vossas pessoas! …
V : Pela sublimidade do mistério de vossa Trindade! …
V : Pelo inefável nome da Vossa Trindade! …
V : Pelo portentoso de Vosso nome, Uno e Trino! …
V : Pelo muito que vos agradam as almas que são devotas de Vossa Santíssima Trindade! …
V : Pelo grande amor com que livrais dos males aos povos onde há algum devoto de Vossa Trindade Amável! …
V : Pela virtude divina, que nos devotos de vossa Trindade santíssima, reconhecem os demônios contra si mesmos! …
V : Nós pecadores! R: Rogamo-Vos, ouvi-nos!
V : Que saibamos resistir ao demônio com as armas da devoção à Vossa Trindade! …
V : Que embelezeis cada dia mais, com as cores da Vossa graça, Vossa imagem que está em nossas almas! …
V : Que todos os fiéis se esmerem em ser muito devotos de Vossa Santíssima Trindade ! …
V : Que todos alcancemos as muitas felicidades que estão vinculadas para os devotos dessa Vossa Trindade adorável! …
V : Que ao confessarmos os mistérios de Vossa Trindade, se desfaçam os erros dos infiéis! …
V : Que todas as almas do purgatório gozem muito refrigério em virtude do Mistério de Vossa Trindade! …
V : Que Vos digneis ouvir-nos pela Vossa piedade! …
V : Santo Deus, Santo Forte, Santo Imortal, livrai-nos, Senhor, de todo mal! … [2]

Obséquios ou oferecimentos à Santíssima Trindade

1. Ó beatíssima Trindade, eu Vos prometo que com todo esforço e empenho hei de procurar salvar minha alma, visto como Vós a criastes à vossa imagem e semelhança e para o céu. E também por amor Vosso procurarei salvar as almas de meu próximo.
2. Para salvar minha alma e dar-vos glória e louvor, sei que hei de guardar a divina lei; eu empenho minha palavra de a guardar como a menina de meus olhos e procurar, outrossim, que os outros a guardem.
3. Aqui na terra hei de exercitar-me em louvar-Vos e espero fazê-lo depois com maior perfeição no céu; e por isso com frequência rezarei o triságio e o verso: “Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo”. E procurarei, além disso, que os outros Vos louvem. Amém.

[1] O Papa Clemente XIV concedeu 100 dias de indulgência para cada dia que se reze: 100 mais três vezes no dia, nos domingos, na festa da Santíssima Trindade e durante a sua oitava, e Indulgência Plenária a quem o rezar todos os dias durante um mês, confessando e comungando no dia do mês que se escolher.
[2] Invocação semelhante Nosso Senhor ensinou à Santa Faustina: “Santo Deus, Santo Forte, Santo Imortal, tende piedade de mim e de todos os pecadores, etc” , jaculatória que a Santa rezava entre uma dezena e outra do terço.

Fonte: “Caminho Reto e Seguro para Chegar ao Céu” – Santo Antonio Maria Claret – Editora Ave Maria, São Paulo – págs. 155/166)
http://www.obradoespiritosanto.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s