CORPO E SANGUE DE CRISTO – ANO A

   eucaristia-2 (3)

“”O Senhor alimentou seu povo com a flor do trigo e com o mel do rochedo o saciou.” Sl 80,17

 

ORAÇÃO DO DIA

Senhor Jesus Cristo, neste admirável sacramento nos deixastes o memorial da vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso Corpo e do vosso Sangue, que possamos colher continuamente os frutos da vossa redenção. Vós, que viveis e reinais com o Pai, na unidade do Espírito Santo. (Oração das Horas)

 

Leituras da Liturgia Eucarística: Dt 8,2-3,14-16; Sl 147; 1Cor 10,16-17; Jo 6,51-58

 

 

Evangelho: Jo 6,51-58

 

“Naquele tempo, disse Jesus às multidões dos judeus: “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.

Os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?”

Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue, verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que me recebe como alimento viverá por causa de mim.

Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre”.

REFLEXÃO

1. “Lauda, Sion, Salvatorem, lauda ducem et pastorem in hymnis et canticis”: Louva, Sião, o Salvador, o teu guia, o teu pastor com hinos e cânticos”.

Cantamos há pouco com fé e devoção estas palavras da tradicional sequência, que faz parte da liturgia do Corpus Domini.

Hoje é festa solene, festa na qual revivemos a primeira Ceia Sagrada. Com um ato público e solene, glorificamos e adoramos o Pão e o vinho que se tornaram verdadeiro Corpo e verdadeiro Sangue do Redentor. “É um sinal o que se vê realça a sequência mas “esconde no mistério sublimes realidades”.

2. “Pão vivo que dá a vida: é este o tema do teu cântico, objeto do teu louvor”.

Celebramos hoje uma festa solene, que exprime a admiração do povo de Deus: uma admiração repleta de reconhecimento pelo dom da Eucaristia. No sacramento do Altar Jesus quis perpetuar a sua presença viva entre nós, da mesma maneira com que nos entregou os Apóstolos no Cenáculo. Deixa-nos o que fez na Última Ceia, e nós renovamo-lo fielmente.

Segundo os costumes locais, já consolidados, a solenidade do Corpus Domini é constituída por dois momentos: a santa Missa, na qual se realiza a oferenda do Sacrifício, e a procissão, que manifesta publicamente a adoração do Santíssimo Sacramento.

3. “Obedientes ao seu mandamento, consagramos o pão e o vinho, hóstia de salvação”. Renova-se em primeiro lugar o memorial da Páscoa de Cristo.

Passam os dias, os anos, os séculos, mas não passa este gesto santíssimo no qual Jesus condensou todo o seu Evangelho de amor. Ele não deixa de se oferecer a si mesmo, Cordeiro imolado e ressuscitado, para a salvação do mundo. Com este memorial a Igreja responde ao mandamento da Palavra de Deus, que também hoje ouvimos na primeira Leitura: “Recorda-te… Não te esqueças” (cf. Dt 8, 2.14).

A Eucaristia é a nossa Memória viva! Na Eucaristia, como recorda o Concílio, “está contido todo o bem espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, nossa Páscoa e pão vivo, o Qual, por sua carne sob a ação do Espírito Santo, dá vida aos homens, que deste modo são convidados e incitados a oferecerem-se a si mesmos, os seus trabalhos e todas as coisas criadas” (Presbyterorum Ordinis, 5).

Da Eucaristia, “fonte e ponto culminante de toda a evangelização” (ibid.), também a nossa Igreja de Roma deve tirar todos os dias a força e o impulso para a própria ação missionária e para qualquer forma de testemunho cristão na cidade dos homens.

4. “Bom pastor, verdadeiro pão, ó Jesus, tem piedade de nós: alimenta-nos e defende-nos”.

Tu, Bom Pastor, passarás daqui a pouco pelas ruas da nossa cidade. Nesta festa, todas as cidades, tanto a metrópole como a aldeia mais pequena do mundo, se tornam espiritualmente a Sião, a Jerusalém que louva o Salvador: o novo Povo de Deus, reunido de todas as nações e alimentado com o único Pão de vida.

Este povo tem necessidade da Eucaristia. De facto, é a Eucaristia que o torna Igreja missionária. Mas isto é possível sem os sacerdotes, que renovam o mistério eucarístico?

Eis por que, neste dia solene, vos convido a rezar pelo bom êxito do Congresso eclesial diocesano, que será celebrado na Basílica de São João a partir da próxima segunda-feira e que dedicará particular atenção ao tema das vocações para o sacerdócio e para a vida consagrada.
Jovens romanos! Repito-vos a vós as mesmas palavras que dirigi, durante o Dia Mundial da Juventude de 2000, aos jovens reunidos em “Tor Vergata”: “Se algum de vós… sente dentro de si o chamamento do Senhor para se entregar totalmente a Ele e O amar “com coração indiviso” (cf. 1 Cor 7, 34), não se deixe retrair pela dúvida nem pelo medo. Mas, com coragem, diga o seu “sim” sem reservas, confiando n’Ele que é fiel a todas as suas promessas” (Homilia, n. 6).

5. “Ave, verum Corpus, natum de Maria Virgine”. “Adoramos-te, verdadeiro Corpo nascido da Virgem Maria”.

Adoramos-te, nosso Santo Redentor, que encarnaste no seio puríssimo da Virgem Maria….

Damos-te graças, ó Senhor, pela tua presença eucarística no mundo.

Por nós tu aceitaste sofrer, e na cruz manifestaste até ao extremo o teu amor por toda a humanidade. Adoramos-te, viático quotidiano de todos nós, peregrinos sobre a terra!

“Tu, que tudo sabes e podes, que nos sustentas na terra, guia os teus irmãos para a mesa do céu na glória dos teus Santos”.

(S. João Paulo II, Homilia, 30 mai 2002)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s