ORAÇÕES DE FIM DE ANO

sacro-cuore

I

Senhor, ao terminar este ano, quero dar-te graças por tudo quanto recebi de tua bondade.

Graças pela vida e pelo amor!

Graças pela natureza, pela água, pelo ar, pela luz e pelo sol!

Graças pela alegria e pela dor!

Senhor, quero agradecer-te por ter encontrado pessoas as quais servi e amei neste ano; agradeço pelas pessoas que me amarem e me ajudaram a viver melhor!

Encerro este ano agradecendo, e também pedindo perdão pelo tempo que perdi, pelo dinheiro mal empregado, pelas palavras inúteis e pelo amor desperdiçado.

Pelas minhas negligências, pelos esquecimentos e pelos silêncios negativos.

Agradeço, Senhor, por tudo o que realizei e pelo que desejei realizar!

(Regina Tagliari)

 

II

No crepúsculo do ano que se extingue,  Senhor, ouve a minha voz e a minha súplica.

Meu coração Te agradece por todos os benefícios; por cada momento da vida; pela tua bondade e pelo teu amparo; pela luz e felicidade em nossa família; pela força e energia que me deste.

Nas horas difíceis e tristes, tu me animaste em minha aflição e desalento.

Dá-me força para te servir de todo coração; torna-me mais prudente, mais caridoso e mais firme na fé; ajuda-me a encontrar sabedoria que me guie na vida. Abençoa-me, concede graças aos que te invocam, liberdade, justiça e paz a todos os teus filhos. Amém. (D.R.)

 

III

“Mais uma etapa se encerra, Senhor. O convívio valeu a pena. O aprendizado abriu novos horizontes. Viajamos em tantas áreas da ciência. Conhecemos tantos períodos da história. Viramos cientistas. Atletas. Malabaristas na arte de viver. Desvendamos segredos das Exatas. Tornamo-nos mais sensíveis. E chegamos vivos até aqui.

Alguns se despedem e partem para uma nova seara. Cresceram. Amadureceram. Mudaram de tamanho e de estatura política. Vão navegar em outros mares. Outros voltarão no ano que vem. Virão com novas histórias para contar. Virão carregados de expectativas. E tudo retornará ao seu curso. E tudo será diferente. Nada se repete. O fim de ano é um momento de reflexão. É um corte no tempo para que se possa rever tudo que se viveu. É uma pausa. No turbilhão da vida, às vezes, é preciso parar.

Parar e pensar. E há muito para pensar. O ano passa muito rapidamente, mas passa carregado de acontecimentos, que ora surpreendem e ora alimentam a rotina. Parar e até mesmo lamentar pelo que ficou faltando. Lamentar pelos projetos não executados, pelas promessas não cumpridas. É tempo de novas promessas. É tempo de renovar aquelas que parecem ter sido prometidas tantas vezes e que ainda não alcançaram a realização. Não importa. O pior é deixar de planejar. É deixar de sonhar. E o novo ano pode recomeçar sem sonho. Senão, nasce velho. Nasce embotado.

Senhor. Vivemos juntos mais um ano. E como isso foi bom. Tivemos, sim, problemas. Algumas separações. Algumas quedas. Mas estamos aqui. E temos que agradecer por estarmos vivos, juntos, e dispostos a recomeçar. Não queremos o desânimo dos que acham que tudo será como tudo sempre foi e que novidade é coisa de românticos.

Queremos um coração capaz de vibrar. Queremos a fortaleza dos que não se abatem e a sabedoria dos que experimentam o novo sempre com um singelo sorriso. Senhor! Obrigado por todos os meses desse ano que passou. Obrigado pelos dias mais quentes do verão. Obrigado pelo frio de inverno. Obrigado pela poesia da primavera, pela luz do outono.

Obrigado pelos finais de semana e pelos dias de semana. Obrigado pelo amanhecer e pelo entardecer. Obrigado pelos problemas todos e pela disposição de superá-los. Obrigado pelas feridas e pelas cicatrizes. Obrigado, Senhor! Sei que o novo ano virá e trará suas novas e próprias preocupações. Há muito a se fazer para que o mundo seja melhor. Quem sabe, no ano que virá, não se convertam em realidade as utopias que nos alimentam.

Quem sabe, com forças renovadas, sejamos capazes de lutar com mais galhardia pelos ideais que temos. Quem sabe o céu esteja mais estrelado nas noites de lua cheia. Obrigado, Senhor! E graças ao milagre que é viver no ano que vem prosseguiremos sonhando e realizando. Amém!”   (Canção nova)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s