ORAÇÕES PELOS FALECIDOS

I

Lembra-te dos nossos mortos, Senhor, que tua luz brilhe para eles e que vivam na tua paz para sempre. Amém.

Dá-lhes, Senhor, o eterno repouso e faze brilhar para eles a luz perpétua. Que repousem em paz. Amém!

 

II

Deus de misericórdia infinita, confiamos à vossa bondade imensa quantos deixaram este mundo para a eternidade, onde Vós esperais a humanidade inteira, redimida pelo sangue precioso de Cristo, vosso Filho, morto em resgate pelos nossos pecados. Senhor, não olheis para as numerosas formas de pobreza, miséria e debilidade humanas, quando nos apresentarmos diante do vosso Tribunal, para sermos julgados para a felicidade ou a condenação. Dirigi-nos o vosso olhar piedoso, que nasce da ternura do vosso Coração, e ajudai-nos a caminhar pela senda de uma purificação completa. Que nenhum dos vossos filhos se perca no fogo eterno do inferno, onde já não há lugar para o arrependimento. Senhor, confiamos-vos as almas dos nossos entes queridos, das pessoas que morreram sem o alívio sacramental, ou que não tiveram a possibilidade de se arrepender nem sequer no termo da própria vida. Que ninguém tenha medo de se encontrar convosco, depois da peregrinação terrena, na esperança de ser recebido nos braços da vossa misericórdia infinita. Que a irmã morte corporal nos encontre vigilantes na oração e repletos de todo o bem praticado ao longo da nossa existência, breve ou longa que tenha sido. Senhor, nada nos afaste de Vós nesta terra, mas tudo e todos nos sustentem no desejo abrasador de descansar tranquila e eternamente em Vós. Assim seja!» (Pe. Antonio Rungi, passionista, Oração dos finados).

 

III

Deus todo-poderoso, pela morte de Jesus Cristo, teu Filho, destruíste nossa morte; por teu repouso no sepulcro, santificaste os túmulos e, por tua gloriosa ressurreição, restituíste a imortalidade. Escuta nossa oração por aqueles que, mortos em Cristo e sepultados com ele, aguardam esperançosos a feliz ressurreição. Concede, Senhor dos vivos e dos mortos, a quantos na terra Te conheceram pela fé, louvar-Te sem fim no céu. Por Cristo nosso Senhor. Amém!

 

IV

Senhor Deus, não podemos desejar para os outros mais do que desejamos para nós mesmos, por isso Vos suplico: não me separeis, depois da morte, dos que tão ternamente amei na Terra!

Fazei, ó Senhor, Vos suplico, que onde eu estiver estejam comigo, a fim de que no céu possa alegrar-me com sua presença, já que na terra fui tão depressa separado deles.

Imploro-Vos, ó Soberano Deus, apressai-Vos em acolher estes filhos diletos no seio da vida eterna. Em lugar de sua tão breve vida terrena, dai-lhes possuir a felicidade sem fim. Amém!  (Santo Ambrósio, de Obitu Valentiniani 81)

 

V

Senhor Jesus, que dissestes “Eu sou a ressurreição e a vida”, acolhei minha oração em favor de quem eu amo e já faleceu (mencionar o nome da pessoa falecida). Em Vosso reino, nossos entes queridos encontrem o calor amoroso do Pai, que nos enviou para que compreendêssemos que Ele sempre nos ama e nos quer salvos e plenos de vida. Isso Vos pedimos, a Vós que viveis com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém!

 

VI

Pai santo, Deus eterno e Todo-Poderoso, nós Vos pedimos por ……… (nome do falecido),que chamastes deste mundo. Dai-lhe a felicidade, a luz e a paz. Que ele, tendo passado pela morte, participe do convívio de Vossos santos na luz eterna, como prometestes a Abraão e à sua descendência. Que sua alma nada sofra, e Vos digneis ressuscitá-lo com os Vossos santos no dia da ressurreição e da recompensa. Perdoai-lhe os pecados para que alcance junto a Vós a vida imortal no reino eterno. Por Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!
(Rezar Pai-Nosso e Ave-Maria.)
Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele a Vossa luz! Amém!

 

VII

Ó DEUS de bondade, de Misericórdia Tende piedade das benditas almas dos fiéis, que estão sofrendo e que padecem no purgatório, aliviai as suas penas, dai-lhe Senhor o descanso Eterno, e Fazei nascer para elas a Luz Perpétua. Amém.

Ó Maria  concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s