“Hoje surgiu a luz para o mundo: O Senhor nasceu para nós. Ele será chamado admirável, Deus, Príncipe da Paz, Pai do Mundo Novo, e o seu reino não terá fim.” Is 9,2.6; Lc1,33
ORAÇÃO
Ó Deus onipotente, agora que a nova luz do vosso Verbo Encarnado invade o nosso coração, fazei que manifestemos em ações o que brilha pela fé em nossas mentes Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. (Oração das Horas).
Leituras da liturgia eucarística: Is 62, 11-12; Sl 96; Tt 3,4-7; Lc 2,15-20
EVANGELHO: Lc 2,15-20
Quando os Anjos se afastaram dos pastores em direção ao Céu, começaram estes a dizer uns aos outros: «Vamos a Belém, para vermos o que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer». Para lá se dirigiram apressadamente e encontraram Maria, José e o Menino deitado na manjedoura. Quando O viram, começaram a contar o que lhes tinham anunciado sobre aquele Menino. E todos os que ouviam admiravam-se do que os pastores diziam. Maria guardava todos estes acontecimentos, meditando-os em seu coração. Os pastores regressaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes tinha sido anunciado.
REFLEXÃO
Nessa descrição dos pastores que vão a Belém, podem-se divisar as etapas características da fé: o acontecimento salvífico é anunciado (2,10); os pastores acolhem-no e, por isso, encontram-se com Cristo. Do encontro emanam, como força irresistível, o anúncio ou testemunho e o louvor de Deus. Além disso, o trecho ressalta a atitude de Maria que, no anúncio dos pastores, acolhe o mistério pascal. (Missal Dominical, Paulus, 1995, p. 92)