CICLO DO NATAL
Inicia-se hoje o Ciclo do Natal, com o 1º Domingo do Advento, do Ano Litúrgico A.
O Ano Litúrgico é a celebração da vida de Jesus Cristo ao longo de um ano. Inicia no primeiro Domingo do Advento (quatro semanas antes do Natal) e encerra com a solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo do ano seguinte. O rito utilizado nas celebrações da Igreja Católica possui um conjunto de leituras bíblicas que se repetem a cada três anos. Em cada um desses anos, a liturgia das celebrações segue uma sequência de leituras próprias, divididas em anos A, B e C, que nos possibilita estudar toda a Bíblia. No ano “A”, a leitura principal da celebração segue o Evangelho de São Mateus e mostra-nos o cumprimento das promessas messiânicas anunciadas pelo profeta Isaías. No ano “B”, o Evangelho de São Marcos nos alerta sobre ficarmos prontos para o encontro com Deus que se aproxima. No ano “C”, as leituras seguem o Evangelho de São Lucas, mostrando-nos como a vinda de Deus renova a história da humanidade. Para o Evangelho de São João, não existe ano litúrgico, ele é reservado às ocasiões especiais, principalmente às grandes Festas e Solenidades.
Esta imagem explica como contemplamos o Ano Litúrgico:
O ADVENTO
O Advento (do latim Adventus), cujo significado é “vinda, espera,” corresponde ao período de quatro semanas de preparação para a Solenidade do Nascimento do Salvador. Neste tempo celebramos com alegria as três vindas de Nosso Senhor Jesus Cristo: aquele que virá (a volta do Senhor ressuscitado como justo Juiz); aquele que veio (a encarnação do Filho de Deus na natureza humana); e aquele que vem (a vinda todos os dias do Senhor em nossa vida, fazendo-nos participantes de sua glória celeste neste mundo, contudo não ainda em plenitude).
O Advento é celebrado com sobriedade e com alegria discreta. Flores e instrumentos são usados com moderação para não ofuscar o brilho do Natal do Senhor. As cores são: roxa, nos 1º, 2º e 4º domingos; e rosa no 3º domingo, chamado o “domingo da alegria”, no qual, na segunda leitura, o apóstolo nos convida dizendo: Alegrem-se!
Há também o costume de se fazer a coroa do Advento com quatro velas: três roxas e uma rosa, que acompanham as cores usadas em cada um dos quatro domingos. Acende-se uma vela no 1º domingo, duas no 2º, três no 3º e as quatro no 4º. A luz crescente indica a proximidade do Natal quando a luz de Cristo brilhará para toda a humanidade. O círculo da coroa simboliza a eternidade, sem começo nem fim.