02 DE OUTUBRO – SANTOS ANJOS DA GUARDA

 vintage_angel_guardian_angels_and_two_children_postcard-r21c383b13d4e455684ecb31cab7c0a7b_vgbaq_8byvr_512

“A teu respeito ordenou a seus anjos que te guardem em todos os teus caminhos.” (Sl 90,11)

 

ORAÇÃO DO DIA

Ó Deus, que na vossa misteriosa providência mandais os vossos anjos para guardar-nos, concedei que nos defendam de todos os perigos e gozemos eternamente do seu convívio. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. (Oração das Horas)

“Criaturas invisíveis, mas presentes, os anjos são mensageiros que manifestam a providência de Deus, o qual, por amor, nos conduz, protege e guarda.” LH

Leituras da liturgia eucarística:

Primeira Leitura (Êx 23,20-23)

Leitura do Livro do Êxodo.

Assim diz o Senhor: 20“Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei. 21Respeita-o e ouve a sua voz. Não lhe sejas rebelde, porque não suportará as vossas transgressões, e nele está o meu nome. 22Se ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários. 23O meu anjo irá à tua frente e te conduzirá à terra dos amorreus, dos hititas, dos ferezeus, dos cananeus, dos heveus e dos jebuseus, e eu os exterminarei”.

 

Salmo Responsorial (Sl 90)

— O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem.

— O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem.

— Quem habita ao abrigo do Altíssimo e vive à sombra do Senhor onipotente, diz ao Senhor: “Sois meu refúgio e proteção, sois o meu Deus, no qual confio inteiramente”.

— Do caçador e do seu laço ele te livra. Ele te salva da palavra que destrói. Com suas asas haverá de proteger-te, com seu escudo e suas armas, defender-te.

— Não temerás terror algum durante a noite, nem a flecha disparada em pleno dia; nem a peste que caminha pelo escuro, nem a desgraça que devasta ao meio-dia.

— Nenhum mal há de chegar perto de ti, nem a desgraça baterá à tua porta; pois o Senhor deu uma ordem a seus Anjos para em todos os caminhos te guardarem.

 

Evangelho (Mt 18,1-5.10)

Naquela hora, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. 10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus”.

 

REFLEXÃO

Os Evangelhos falam frequentemente dos Anjos. É particularmente tocante a afirmação de Jesus em defesa dos pequeninos: “os seus anjos estão sempre na presença do Pai” (Mt 18,10).

Num primeiro tempo o culto dos Anjos da guarda esteve unido ao de São Miguel. A partir do Século XVI, figura como festa própria em muitas igrejas. No calendário romano foi introduzida em 1615. A história da salvação atinge cada homem em sua situação concreta; a promessa bíblica: “Preceder-te-á o meu anjo” (Ex 23,20.23) realizou-se para o povo eleito, para a Igreja, e verifica-se para toda Igreja local, para todo grupo ou comunidade, para cada pessoa. Muitos santos tiveram, por isso, grande familiaridade e devoção para com seu anjo da guarda. Em comunhão com toda a Igreja peregrinante, veneramos os Anjos e louvamos a Deus, que nos concede experimentar sua poderosa intercessão, “até que o Senhor venha em sua glória e com ele todos os anjos”(cf Mt 25,31) e, destruída a morte, lhe sejam submetidas todas as coisas (Cf 1Cor 15,26-27)” (LG 49).

por Raios Luminosos Postado em Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s