2º DOMINGO DO ADVENTO – ANO B

Four-Purple-Advent-Candles-Two-Lit (1)

Povo de Sião, o Senhor vem para salvar as nações! E, na alegria do vosso coração, soará majestosa a sua voz. (Is 30,19.30

ORAÇÃO DO DIA

Ó Deus todo-poderoso e cheio de misericórdia, nós vos pedimos que nenhuma atividade terrena nos impeça de correr ao encontro do vosso Filho, mas, instruídos pela vossa sabedoria, participemos da plenitude de sua vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. (Oração das Horas)

Leituras da liturgia eucarística: Is 40,1-5.9-11; Sl 84; 2Pd 3,8-14; Mc 1,1-8

EVANGELHO: Mc 1,1-8

Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.

Está escrito no Livro do profeta Isaías: “Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho. Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas! ’ ”

Foi assim que João Batista apareceu no deserto, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados. Toda a região da Judeia e todos os moradores de Jerusalém iam ao seu encontro. Confessavam seus pecados e João os batizava no rio Jordão.

João se vestia com uma pele de camelo e comia gafanhotos e mel do campo. E pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”.

REFLEXÃO

“No Evangelho de hoje é repetido o grito de Isaías e transmitido por João Batista, definido como a ‘voz do que clama no deserto: traçai o caminho do Senhor, aplainai suas veredas’ (Mc 1,3). Assim apresenta o evangelista Marcos o precursor que batiza ‘no deserto, pregando um batismo de penitência para a remissão dos pecados’ (Mc 1,4). A figura austera do Batista confirma sua pregação: convida os homens a prepararem o caminho do Senhor, mas, em primeiro lugar, preparou-o ele em si mesmo, retirando-se ao deserto, onde vive desapegado de tudo o que não é Deus!  Vestia-se de pele de camelo… alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre’ (Mc 1,6).” (MADALENA, Gabriel de Santa Maria, O.C.D. Intimidade Divina. Loyola, São Paulo, 1990)

 

ORAÇÃO

Ó Deus todo-poderoso e cheio de misericórdia, nós vos pedimos que nenhuma atividade terrena nos impeça de correr ao encontro do vosso Filho, mas, instruídos pela vossa sabedoria, participemos da plenitude de sua vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s