NOVENAS AO DIVINO ESPÍRITO SANTO

a (3)

“Rainha dos Apóstolos, rogai por nós!”

I

Rezar durante nove dias:

Vinde, Espírito de Sabedoria!
Instruí o meu coração para que eu saiba estimar e amar os bens celestes e antepô-lo a todos os bens da terra. (Glória ao Pai…)

Vinde, Espírito de Inteligência!

Iluminai a minha mente para que entenda e abrace todos os mistérios e mereça alcançar um pleno conhecimento Vosso, do Pai e do Filho. (Glória ao Pai…)

Vinde, Espírito de Conselho!
Assisti-me em todos os assuntos desta vida instável, tornai-me dócil às Vossas inspirações e guiai-me sempre pelo direito caminho dos divinos mandamentos. (Glória ao Pai…)

Vinde, Espírito de Fortaleza!
Fortalecei o meu coração em todas as perturbações e adversidades e dai à minha alma o vigor necessário para resistir a todos os meus inimigos. (Glória ao Pai…)

Vinde, Espírito de Ciência!
Fazei-me ver a vaidade de todos os bens caducos deste mundo, para que não use deles senão para Vossa maior glória e salvação da minha alma. (Glória ao Pai…)

Vinde, Espírito de Piedade! 
Vinde morar no meu coração e inclinai-o para a verdadeira piedade e santo amor de Deus. (Glória ao Pai…)

Vinde, Espírito de Temor de Deus!
Repassai a minha carne com o Vosso santo temor, de modo que tenha sempre Deus presente e evite tudo o que possa desagradar aos olhos de Sua divina majestade. (Glória ao Pai…)

Divino Espírito Santo, eu vos ofereço todas as preces da santíssima Virgem e dos apóstolos reunidos no cenáculo, e a estas uno todas as minhas orações, suplicando-Vos que Vos apresseis em vir renovar a face da terra.
– Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado.
– E renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos fiéis com a luz do Espírito Santo, dai-nos pelo mesmo Espírito o conhecimento e o amor da justiça e que gozemos sempre da Sua consolação. Amém.

Rezar três Ave-Marias a Nossa Senhora de Pentecostes com a invocação: “Rainha dos Apóstolos, rogai por nós!”

Fonte: http://formacao.cancaonova.com/

 

II

NOVENA de PENTECOSTES

Pentecostes é a Festa dos dons do Espírito Santo.
Continuemos a pedir: SABEDORIA, ENTENDIMENTO, CONSELHO, FORTALEZA, CIÊNCIA, PIEDADE e TEMOR DE DEUS.

E os frutos desses dons: amor, alegria, bondade, humildade, mansidão, fidelidade, modéstia, paciência, paz, temperança…
 

Dirige: 1º DIA: Dom da SABEDORIA – Fruto: AMOR

Canto: Senhor, vem dar-nos Sabedoria que faz ter tudo como Deus quis. E assim faremos da Eucaristia o grande meio de ser feliz. Dá-nos Senhor estes dons, essa luz e nós veremos que Pão é Jesus!

TODOS: Espírito de Sabedoria, Espírito de Verdade, eu Te louvo e Te bendigo pelo dom da Sabedoria.
ilumina o meu coração e a minha mente, faz-me crescer na verdade do amor. Abre o meu coração e o meu espírito ao mistério infinito de Deus Amor. Guia-me e guia a tua Igreja par a plenitude da verdade, e a verdade nos fará livres. Inspira os caminhos de justiça e de paz aos que governam os povos, para que cada ser humano possa participar do banquete da vida.

Dir:
Espírito de Amor e Verdade – Vinde a nós! ……..
       Espírito de Sabedoria – Vinde a nós!

Canto: ”Vem, vem, vem! Vem Espírito Santo de Amor.
Vem a nós, traz à Igreja um novo vigor!” (bis)

 

2º DIA: Dom do ENTENDIMENTO – Fruto: ALEGRIA

Canto: Senhor, vem dar-nos Entendimento, que tudo ajuda a compreender. Para nós vermos como é alimento o Pão Vinho que Deus quer ser. Dá-nos Senhor estes dons, essa luz e nós veremos que pão é Jesus!

TODOS:  Espírito de Luz e santidade, eu Te louvo e te bendigo pelo dom do Entendimento. Faz-me acolher a Palavra por Ti inspirada, para que aprenda a ver-me e a ver os acontencimentos da vida à Luz de Deus, a fim de que, em tudo e sempre possa determinar-me em conformidade com o seu projecto de Amor.

 

Dir: Dom de Deus Altíssimo – Vinde a nós!

Raio de Luz celeste – Vinde a nós!

 

Canto: ”Vem, vem, vem! Vem Espírito Santo de Amor.
Vem a nós, traz à Igreja um novo vigor!”

 

 

3º DIA: Dom do CONSELHO – Fruto: PAZ

Canto: Senhor, vem dar-nos o teu Conselho, que nos faz sábios para guiar: homem, mulher, jovem e velho, nós guiaremos ao santo altar. Dá-nos Senhor estes dons, essa luz e nós veremos que pão é Jesus!

TODOS: Espírito de Conselho, Espírito de Vida e Liberdade, Eu Te Louvo e Te bendigo pelo dom do Conselho. Livra-nos do activismo, da palavra e da acção irreflectida. Ilumina-me com a Luz da divina Palavra e inspira sempre o meu viver e agir. Concede-me escutar a dor e a angústia de quem bate à minha porta e sussurra-me a palavra de consolação, que ilumine e acenda no seu coração o fogo da esperança e do amor. ………………………………………………..

Dir:
Fogo Consumidor – Vinde a nós!

Unção Espiritual – Vinde a nós

Canto: ”Vem, vem, vem! Vem Espírito Santo de Amor.
Vem a nós, traz à Igreja um novo vigor!” (bis)

 

 

4º DIA: Dom da FORTALEZA – Fruto: PACIÊNCIA

Canto: Senhor vem dar-nos a Fortaleza, a santa força do coração. Só quem vencer vai sentar-se à mesa, para quem luta, Deus quer ser Pão. Dá-nos Senhor estes dos, essa luz e nós veremos que pão é Jesus.

TODOS: Espírito de Fortaleza, Espírito Paráclito, eu Te louvo e Te bendigo pelo dom da Fortaleza. Despoja-me das minhas armas e faz cair os meus muros. Liberta-me dos meus medos e cobardias. Reveste-me com a força do teu amor, para que possa caminhar livre e seguro, unicamente confiado na omnipotência do Teu amor. Cinge-me com a Tua força, faz-me advogado e defensor dos pobres e oprimidos.

 

Dir: Espírito de Conselho e força – Vinde a nós!

Espírito de Ciência e Piedade – Vinde a nós!


Canto
: ”Vem, vem, vem! Vem Espírito Santo de Amor.
Vem a nós, traz à Igreja um novo vigor!” (bis)

 

 

5º DIA: Dom da CIÊNCIA – Fruto: TEMPERANÇA

Canto: Senhor vem dar-nos divina Ciência que como o eterno faz ver sem véus. Tu vês por fora, Deus vê a essência, pensas que é pão, mas é o nosso Deus. Dá-nos Senhor estes dons, essa luz e nós veremos que pão é Jesus.

TODOS: Espírito de Ciência, Espírito de Verdade e Amor, eu Te louvo e te bendigo pelo dom da Ciência. Abre o meu olhar à contemplação do mistério de Deus, que se manifesta na obra da criação e se revela em plenitude em Jesus Cristo. Ensina-me a apreciar rectamente todas as coisas. Liberta-me dos meus preconceitos e maus juízos. Livra-me de toda a hipocrisia Renova a minha mente, dá-me um coração novo, um espírito cheio de compreensão e um coração justo e compassivo.

 

Dir: Espírito de Confiança – Vinde a nós!

Espírito de Doçura e Humildade – Vinde a nós!

 

Canto: ”Vem, vem, vem! Vem Espírito Santo de Amor.
Vem a nós, traz à Igreja um novo vigor!” (bis)

 


6º DIA:
Dom da PIEDADE – Fruto: BENIGNIDADE

Canto: Dá-nos Senhor, filial Piedade a doce forma de amar enfiam; para que amemos quem na verdade, aqui amou-nos até o fim. Dá-nos Senhor estes dons essa luz e nós veremos que Pão é Jesus.

TODOS: Espírito de Piedade, Espírito de Comunhão e Bondade, eu Te louvo e  te bendigo pelo dom da Piedade. Inunda o meu ser com a Luz da Tua graça. Liberta-me de tudo o que me impede de corresponder com ternura e amor ao infinito amor do meu Jesus. Enche o meu coração de doçura e suavidade. Faz-me amar com afeição e bondade aqueles que encontrar nos caminhos da vida: Que eu neles Te veja ati e a Ti Te vejam eles em mim.

Dir: Espírito de Confiança – Vinde a nós!
       Espírito de Piedade – Vinde a nós!

Canto: ”Vem, vem, vem! Vem Espírito Santo de Amor.
Vem a nós, traz à Igreja um novo vigor!” (bis)


7º DIA:
Dom TEMOR DE DEUS – Fruto: BONDADE

Canto: Dá-nos enfim, Temor sublime de não amarmos como convém. O Cristo-Hóstia que nos redime, o Pai celeste que nos quer bem. Dá-nos Senhor estes dons essa luz e nós veremos que Pão é Jesus.

TODOS: Espírito do Temor de Deus, Espírito  Santo, Espírito Divino, eu Te louvo e te bendigo pelo dom do Temor de Deus. Enche-me da Tua graça, liberta-me de toda a idolatria. Faz-me reconhecer Deus como Deus, para que ande em sua presença todos os dias da minha vida. Faz-me amá-lo acima de tudo, com amor e reverência infinita. Que eu sempre O adore em espírito e verdade, com um coração de filho, eternamente agradecido!

Dir: Espírito de Graça e Oração – Vinde a nós!
       Espírito de Temor do Senhor – Vinde a nós!

Canto:” Vem, vem, vem! Vem Espírito Santo de Amor.
Vem a nós, traz à Igreja um novo vigor!” (bis)

 

8º DIA: Espírito SantoSantificador – Fruto: MANSIDÃO

TODOS: O Espírito manifesta-se em nós, levando-nos ao compromisso de tudo o que é nobre, justo, verdadeiro e puro, instaurando o Reino de Deus entre os homens e sendo fonte de paz, de perdão e de esperança no mundo. A receita eficaz para a nossa vida apostólica é a santidade e o testemunho.

Dir: Espírito de Santidade – Vinde a nós!

Espírito de Graça e Oração – Vinde a nós!

Canto: “Vem, vem, vem! Vem Espírito Santo de amor.
Vem a nós, traz à Igreja um novo vigor.” (bis).

 

9º DIA: Maria e o Espírito Santo – Fruto: HUMILDADE

TODOS:  Com Maria, Jesus cresce forte e cheio de sabedoria.  A Mãe de Jesus ensina-nos a reconhecer o tempo de Deus, o momento favorável em que Ele passa em nossa vida e pede uma resposta generosa. Maria, Mãe da Igreja, ajuda-nos a sermos fiéis à presença do Espírito Santo em nós.

Dir: Espírito de Modéstia e Pureza – Vinde a nós!

Canto:” Vem, vem, vem! Vem Espírito Santo de Amor.
Vem a nós, traz à Igreja um novo vigor!” (bis)

 

Canto Final: Estaremos aqui reunidos,
como estavam em Jerusalém,
pois só quando vivemos unidos
é que o Espírito Santo nos vem.
Feita de homens a Igreja é divina,
pois o Espírito Santo a conduz,

como um fogo que aquece e ilumina,
que é Pureza, que é Vida, que é Luz.

ORAÇÃO FINAL

TODOS: Ó Espírito de Verdade, que no Pentecostes vieste ao nosso meio para nos formar na escola do Verbo Divino, realiza em nós a missão para a qual o Filho te enviou. Enche com tua presença todos os corações e desperta em muitos jovens o desejo intenso daquilo que é realmente grande e belo na vida: a perfeição evangélica e a paixão pela salvação do mundo. Sustenta os “trabalhadores da messe” e dá fecundidade espiritual aos seus esforços no caminho do bem. Torna completamente livres e puros os nossos corações, e ajuda-nos a viver em plenitude o seguimento de Cristo, para saborear como teu último dom a alegria que nunca terá fim. Amém. (João Paulo II)

Santuário Nacional de Cristo Rei, Almada – Portugal
http://www.cristorei.pt

III

NOVENA AO DIVINO ESPÍRITO SANTO

(Se for possível, rezar esta novena com uma vela acesa.)

ORAÇÃO DO 1º DIA DA NOVENA

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Divino Espírito Santo preencha nossa vida com a Sua presença e mostra-nos o caminho a seguir que nos levará ao Pai. Envia-nos, ó Pai, o Vosso Espírito Santo.

Necessitamos de Sua presença, para que em nossos corações e mentes, o véu da ignorância se desfaça e inundados por Seu consolo, consigamos perceber além das palavras, nos colocando abertos ao ardor missionário, assumindo nosso compromisso Batismal na responsabilidade de fé. Envia-nos, ó Pai, o Vosso Espírito Santo.

Divino Espírito Santo faça em nós como o oleiro, modelando o nosso agir, nosso falar e nosso pensar transformando nosso ser num verdadeiro tabernáculo, onde Jesus Cristo queira e possa habitar. Envia-nos, ó Pai, o Vosso Espírito Santo.

Maria, Mãe da Igreja, que vivestes a plenitude do Espírito Santo em vosso ser, e o viste agindo em vosso Filho Jesus, intercedei ao Pai por nós (…….. faça uma pausa e peça a graça que deseja alcançar), para que estejamos prontos e atentos à ação divina. Envia-nos, ó Pai, o Vosso Espírito Santo.

Ó Deus fazei que a pregação do Evangelho por toda a terra realize o que prometestes ao glorificar o Vosso Verbo, para que possamos alcançar, vivendo plenamente como filhos e filhas, o que foi anunciado pela Vossa Palavra. Amém! Aleluia!

VENI, CREATOR SPIRITUS

Oh, vinde, Espírito Criador, as nossas almas visitai e enchei os nossos corações com vossos dons celestiais. Vós sois chamado o Intercessor, do Deus excelso o dom sem par, a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar. Sois doador dos sete dons, e sois poder na mão do Pai, por ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamais. A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor, nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor. Nosso inimigo repeli, e concedei-nos vossa paz; se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás. Ao Pai e ao Filho Salvador por vós possamos conhecer. Que procedeis do seu amor, fazei-nos sempre firmes crer. Glória ao Pai, nosso Senhor, ao Filho que ressuscitou assim como ao Consolador, pelos séculos. Amém!

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Jesus manso e humilde de coração; fazei o nosso coração semelhante ao Vosso! Amém!

 

ORAÇÃO DO 2º DIA DA NOVENA

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Temos a necessidade de Sua presença, Doce Espírito de Deus, para que em nossos corações e mentes, o véu da ignorância se desfaça e inundados por seu consolo, consigamos perceber além das palavras, e nos colocar abertos ao ardor missionário, assumindo nosso compromisso Batismal na responsabilidade de fé. Infunda em nós ó Santo Espírito de Amor, o dom do Conselho.

Divino Espírito Santo preenche nossa vida com a Sua presença e mostra-nos o caminho a seguir que nos levará ao Pai. Envia-nos, ó Pai, o Vosso Espírito Santo.

Divino Espírito Santo faça em nós como o oleiro, modelando o nosso agir, nosso falar e nosso pensar transformando nosso ser num verdadeiro tabernáculo, onde Jesus Cristo queira e possa habitar. Envia-nos, ó Pai, o Vosso Espírito Santo.

Maria, Mãe da Igreja, que vivestes a plenitude do Espírito Santo em vosso ser, e o viste agindo em vosso Filho Jesus, intercedei ao Pai por nós (…………… faça uma pausa e peça a graça que deseja alcançar), para que estejamos prontos e atentos à ação divina. Envia-nos, ó Pai, o Vosso Espírito Santo.

Deus e Pai, que nos enviou teu Espírito Santo Consolador, ajuda-nos a compreender nosso verdadeiro compromisso de cristãos, vivendo os valores do Evangelho. Dai-nos a virtude da humildade, para que superemos o egoísmo, o orgulho, a inveja e a soberba, que impedem nosso agir cristão. Amém! Aleluia!

VENI, CREATOR SPIRITUS

Oh, vinde, Espírito Criador, as nossas almas visitai e enchei os nossos corações com vossos dons celestiais. Vós sois chamado o Intercessor, do Deus excelso o dom sem par, a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar. Sois doador dos sete dons, e sois poder na mão do Pai, por ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamais. A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor, nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor. Nosso inimigo repeli, e concedei-nos vossa paz; se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás. Ao Pai e ao Filho Salvador por vós possamos conhecer. Que procedeis do seu amor, fazei-nos sempre firmes crer. Glória ao Pai, nosso Senhor, ao Filho que ressuscitou assim como ao Consolador, pelos séculos. Amém!

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Jesus manso e humilde de coração; fazei o nosso coração semelhante ao Vosso! Amém!

 

ORAÇÃO DO 3º DIA DA NOVENA

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Pelas vezes que em família, não fomos o sal, a luz e o fermento do Evangelho de Jesus, pelas vezes que não convertemos pelo nosso exemplo, vamos pedir a Deus que nos perdoe e nos faça retornar à busca da santidade pelo dom da Sabedoria. Infunda em nós ó Espírito de Amor, o dom da Sabedoria!

Pai de bondade enviai a nós o Teu Espírito Santo para interceder por nós, porque não sabemos orar como convém. Que a Luz do Vosso Espírito nos ilumine e purifique nossos corações, para que vos glorifiquemos com um só coração e uma só voz por toda a nossa vida. Pai enche-nos de Sabedoria e salvai-nos!
Divino Espírito Santo preencha nossa vida com a Sua presença e mostra-nos o caminho a seguir que nos levará ao Pai. Envia-nos, ó Pai, o Vosso Espírito Santo.

Temos a necessidade de sua presença, para que em nossos corações e mentes, o véu da ignorância se desfaça e inundados por seu consolo, consigamos perceber além das palavras, nos colocando abertos ao ardor missionário, assumindo nosso compromisso Batismal na responsabilidade de fé. Envia-nos, ó Pai, o Vosso Espírito Santo.

Maria, Mãe da Igreja, que vivestes a plenitude do Espírito Santo em vosso ser, e o viste agindo em vosso Filho Jesus, intercedei ao Pai por nós (……. faça uma pausa e peça a graça que deseja alcançar), para que estejamos prontos e atentos à ação divina. Envia-nos, ó Pai, o Vosso Espírito Santo.

Ó Deus fazei que a pregação do Evangelho por toda a terra realize o que prometestes ao glorificar o vosso Verbo, para que possamos alcançar, vivendo plenamente como filhos e filhas, o que foi anunciado pela vossa Palavra. Por Cristo, Senhor nosso! Amém! Aleluia!

VENI, CREATOR SPIRITUS

Oh, vinde, Espírito Criador, as nossas almas visitai e enchei os nossos corações com vossos dons celestiais. Vós sois chamado o Intercessor, do Deus excelso o dom sem par, a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar. Sois doador dos sete dons, e sois poder na mão do Pai, por ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamais. A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor, nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor. Nosso inimigo repeli, e concedei-nos vossa paz; se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás. Ao Pai e ao Filho Salvador por vós possamos conhecer. Que procedeis do seu amor, fazei-nos sempre firmes crer. Glória ao Pai, nosso Senhor, ao Filho que ressuscitou assim como ao Consolador, pelos séculos. Amém!
Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Jesus manso e humilde de coração; fazei o nosso coração semelhante ao Vosso! Amém!

 

ORAÇÃO DO 4º DIA DA NOVENA

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Buscando o Dom da Fortaleza, peçamos perdão a Deus pelas vezes em que, fortificados por Seu Espírito, nos negamos ao acolhimento da Palavra de Sua mensagem, negando também o testemunho missionário e profético. Infunda em nós ó Espírito de Amor, o Dom da Fortaleza!

Divino Espírito Santo preencha nossa vida com a Sua presença e mostra-nos o caminho a seguir que nos levará ao Pai. Envia-nos, ó Pai, o Vosso Espírito Santo.

Temos a necessidade de Sua presença, para que em nossos corações e mentes, o véu da ignorância se desfaça e inundados por Sua força, consigamos perceber além das palavras, nos colocando abertos ao ardor missionário, assumindo nosso compromisso Batismal na responsabilidade de fé. Envia-nos, ó Pai, o Vosso Espírito Santo.

Maria, Mãe da Igreja, que vivestes a plenitude do Espírito Santo em vosso ser, e o viste agindo em vosso Filho Jesus, intercedei ao Pai por nós (……… faça uma pausa e peça a graça que deseja alcançar), para que estejamos prontos e atentos à ação divina. Envia-nos, ó Pai, o Vosso Espírito Santo.

Ó Deus e Pai Misericordioso, fazei que a pregação do Evangelho por toda a terra realize o que prometestes ao glorificar o Vosso Verbo, para que possamos alcançar, vivendo plenamente como filhos e filhas, o que foi anunciado pela Vossa Palavra. Por Cristo, Senhor nosso! Amém! Aleluia!

VENI, CREATOR SPIRITUS

Oh, vinde, Espírito Criador, as nossas almas visitai e enchei os nossos corações com vossos dons celestiais. Vós sois chamado o Intercessor, do Deus excelso o dom sem par, a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar. Sois doador dos sete dons, e sois poder na mão do Pai, por ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamais. A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor, nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor. Nosso inimigo repeli, e concedei-nos vossa paz; se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás. Ao Pai e ao Filho Salvador por vós possamos conhecer. Que procedeis do seu amor, fazei-nos sempre firmes crer. Glória ao Pai, nosso Senhor, ao Filho que ressuscitou assim como ao Consolador, pelos séculos. Amém!

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Jesus manso e humilde de coração; fazei o nosso coração semelhante ao Vosso! Amém!

ORAÇÃO DO 5º DIA DA NOVENA

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Pedindo o Dom da Ciência, peçamos a Deus perdão pelas vezes em que nos negamos a oferecer as criaturas que nos cercam o conhecimento de fé, e também por fugirmos ao estudo da Palavra. Infunda em nós ó Espírito de Amor, o dom da Ciência!

Que o Espírito Santo nos conceda a graça de valorizar tudo o que foi criado por Deus e de discernir pessoas e acontecimentos entre as criaturas, reconhecendo que a verdadeira felicidade e alegria somente nos são dadas por Deus. Glorifiquemos a Cristo, fonte de vida e origem de todas as virtudes e peçamos com amor e confiança: Venha a nós o vosso Reino, Senhor! Dá-nos os dons do Teu Espírito!

Divino Espírito Santo preencha nossa vida com a Sua presença e mostra-nos o caminho a seguir que nos levará ao Pai. Envia-nos, ó Pai, o Vosso Espírito Santo.

Divino Espírito Santo faça em nós como o oleiro, modelando o nosso agir, nosso falar e nosso pensar transformando nosso ser num verdadeiro tabernáculo, onde Jesus Cristo queira e possa habitar. Envia-nos, ó Pai, o Vosso Espírito Santo.

Maria, Mãe da Igreja, que vivestes a plenitude do Espírito Santo em vosso ser, e o viste agindo em vosso Filho Jesus, intercedei ao Pai por nós (……. faça uma pausa e peça a graça que deseja alcançar), para que estejamos prontos e atentos à ação divina. Envia-nos, ó Pai, o Vosso Espírito Santo.

Ó Deus fazei que a pregação do Evangelho por toda a terra realize o que prometestes ao glorificar o Vosso Verbo, para que possamos alcançar, vivendo plenamente como filhos e filhas, o que foi anunciado pela Vossa Palavra. Por Cristo, Senhor nosso! Amém! Aleluia!

VENI, CREATOR SPIRITUS

Oh, vinde, Espírito Criador, as nossas almas visitai e enchei os nossos corações com vossos dons celestiais. Vós sois chamado o Intercessor, do Deus excelso o dom sem par, a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar. Sois doador dos sete dons, e sois poder na mão do Pai, por ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamais. A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor, nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor. Nosso inimigo repeli, e concedei-nos vossa paz; se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás. Ao Pai e ao Filho Salvador por vós possamos conhecer. Que procedeis do seu amor, fazei-nos sempre firmes crer. Glória ao Pai, nosso Senhor, ao Filho que ressuscitou assim como ao Consolador, pelos séculos. Amém!

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Jesus manso e humilde de coração; fazei o nosso coração semelhante ao Vosso! Amém!

ORAÇÃO DO 6º DIA DA NOVENA

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Pedindo o Dom da Piedade, peçamos a Deus perdão pelas vezes em que, pelo egoísmo e pela ganância (desejo de reter), não soubemos servir nosso irmão praticando a justiça e consequentemente impedindo o germinar da esperança. Perdão também, Senhor, pelas vezes em que nos afastamos da oração, principalmente em comunidade, impedindo, às vezes, que nossas famílias não pudessem estar em comunhão de sentimentos e serviço, vivendo o Dom da Piedade. Infunda em nós ó Espírito de Amor, o dom da Piedade!

Deus de paciência e de consolação, fazei que tenhamos uns para com os outros os mesmos sentimentos de Jesus Cristo, para que vos glorifiquemos com um só coração e uma só voz por toda a nossa vida. Pai, reveste-nos de piedade e fidelidade à oração!

Divino Espírito Santo preencha nossa vida com a sua presença e mostra-nos o caminho a seguir que nos levará ao Pai. Envia-nos, ó Pai, o Vosso Espírito Santo.

Divino Espírito Santo faça em nós como o oleiro, modelando o nosso agir, nosso falar e nosso pensar transformando nosso ser num verdadeiro tabernáculo, onde Jesus Cristo queira e possa habitar. Envia-nos, ó Pai, o Vosso Espírito Santo.

Maria, Mãe da Igreja, que vivestes a plenitude do Espírito Santo em vosso ser, e o viste agindo em vosso Filho Jesus, intercedei ao Pai por nós (……. faça uma pausa e peça a graça que deseja alcançar), para que estejamos prontos e atentos à ação divina.  Envia-nos, ó Pai, o Vosso Espírito Santo.

Ó Deus fazei que a pregação do Evangelho por toda a terra realize o que prometestes ao glorificar o vosso Verbo, para que possamos alcançar, vivendo plenamente como filhos e filhas, o que foi anunciado pela vossa Palavra. Por Cristo, Senhor nosso!  Amém! Aleluia!

VENI, CREATOR SPIRITUS

Oh, vinde, Espírito Criador, as nossas almas visitai e enchei os nossos corações com vossos dons celestiais. Vós sois chamado o Intercessor, do Deus excelso o dom sem par, a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar. Sois doador dos sete dons, e sois poder na mão do Pai, por ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamais. A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor, nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor. Nosso inimigo repeli, e concedei-nos vossa paz; se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás. Ao Pai e ao Filho Salvador por vós possamos conhecer. Que procedeis do seu amor, fazei-nos sempre firmes crer. Glória ao Pai, nosso Senhor, ao Filho que ressuscitou assim como ao Consolador, pelos séculos. Amém!

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Jesus manso e humilde de coração; fazei o nosso coração semelhante ao Vosso! Amém!

ORAÇÃO DO 7º DIA DA NOVENA

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Pedindo o Dom do Temor a Deus, peçamos perdão ao Senhor, pelas vezes em que deixamos nos prender por valores diferentes dos valores cristãos e abandonamos o caminho da fé.  Infunda em nós ó Espírito de Amor, o Dom do Santo Temor!

O discípulo, ao encontrar-se com o Mestre Jesus, escuta a sua Palavra com o coração aberto e agradecido, se encanta, adere, crê, confia e se transforma nEle e daí em diante, o segue. Glorifiquemos a Cristo, fonte de vida e origem de todas as virtudes e peçamos com amor e confiança: Venha a nós o vosso Reino, Senhor! Dá-nos os dons do teu Espírito!

Divino Espírito Santo preenche nossa vida com a sua presença e mostra-nos o caminho a seguir que nos levará ao Pai. Envia-nos, ó Pai, o Vosso Espírito Santo.

Divino Espírito Santo faça em nós como o oleiro, modelando o nosso agir, nosso falar e nosso pensar transformando nosso ser num verdadeiro tabernáculo, onde Jesus Cristo queira e possa habitar. Envia-nos, ó Pai, o Vosso Espírito Santo.

Maria, Mãe da Igreja, que vivestes a plenitude do Espírito Santo em vosso ser, e o viste agindo em vosso Filho Jesus, intercedei ao Pai por nós (…. faça uma pausa e peça a graça que deseja alcançar), para que estejamos prontos e atentos à ação divina. Envia-nos, ó Pai, o Vosso Espírito Santo.

Divino Espírito Santo, que sois vínculo de unidade entre o Pai e o Filho, ajude-nos a compreender que o verdadeiro Temor alegra o coração, gera confiança, humildade, e nos coloca em atitude de diálogo, obediência e busca constante de Deus nos pequenos, abandonados e sofridos de nossa sociedade. Fazei que nossa vida seja um caminho de santidade que supere o medo e a frieza do coração. Divino Espírito Santo gere em nós um coração novo, capaz de acolher com sinceridade o mistério do amor do Pai revelado em Jesus Cristo, para a salvação de todas as pessoas, por Cristo nosso Senhor.  Amém! Aleluia!

VENI, CREATOR SPIRITUS

Oh, vinde, Espírito Criador, as nossas almas visitai e enchei os nossos corações com vossos dons celestiais. Vós sois chamado o Intercessor, do Deus excelso o dom sem par, a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar. Sois doador dos sete dons, e sois poder na mão do Pai, por ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamais. A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor, nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor. Nosso inimigo repeli, e concedei-nos vossa paz; se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás. Ao Pai e ao Filho Salvador por vós possamos conhecer. Que procedeis do seu amor, fazei-nos sempre firmes crer. Glória ao Pai, nosso Senhor, ao Filho que ressuscitou assim como ao Consolador, pelos séculos. Amém!

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Jesus manso e humilde de coração; fazei o nosso coração semelhante ao Vosso! Amém!

ORAÇÃO DO 8º DIA DA NOVENA

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Pedindo este dom, peçamos a Deus perdão pelas vezes em que nos negamos a oferecer as criaturas que nos cercam o ensinamento de fé, a iniciação aos Sacramentos cristãos e também pelas vezes que fugimos ao estudo constante da Palavra.  Infunda em nós ó Santo Espírito de Amor, pela Tua graça, o dom do Entendimento!

O discípulo, ao encontrar-se com o Mestre Jesus, escuta a Sua Palavra e com o coração aberto e agradecido, deixa-se encantar por Ele, adere, crê, confia e se transforma nEle e daí em diante, O segue. Glorifiquemos a Cristo, fonte de vida e origem de todas as virtudes e peçamos com amor e confiança: Venha a nós o Vosso Reino, Senhor! Dá-nos os dons do Teu Espírito!

Divino Espírito Santo preenche nossa vida com a Sua presença e mostra-nos o caminho a seguir que nos levará ao Pai. Envia-nos, ó Pai, o Vosso Espírito Santo.

Divino Espírito Santo faça em nós como o oleiro, modelando o nosso agir, nosso falar e nosso pensar transformando nosso ser num verdadeiro tabernáculo, onde Jesus Cristo queira e possa habitar.  Envia-nos, ó Pai, o Vosso Espírito Santo.

Maria, Mãe da Igreja, que vivestes a plenitude do Espírito Santo em vosso ser, e O viste agindo em vosso Filho Jesus, intercedei ao Pai por nós (….. faça uma pausa e peça a graça que deseja alcançar), para que estejamos prontos e atentos à ação divina. Envia-nos, ó Pai, o Vosso Espírito Santo.

Ó Deus fazei que a pregação do Evangelho por toda a terra realize o que prometestes ao glorificar o Vosso Verbo, para que possamos alcançar, vivendo plenamente como filhos e filhas, o que foi anunciado pela Vossa Palavra. Por Cristo, Senhor nosso!  Amém! Aleluia!

VENI, CREATOR SPIRITUS

Oh, vinde, Espírito Criador, as nossas almas visitai e enchei os nossos corações com vossos dons celestiais. Vós sois chamado o Intercessor, do Deus excelso o dom sem par, a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar. Sois doador dos sete dons, e sois poder na mão do Pai, por ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamais. A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor, nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor. Nosso inimigo repeli, e concedei-nos vossa paz; se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás. Ao Pai e ao Filho Salvador por vós possamos conhecer. Que procedeis do seu amor, fazei-nos sempre firmes crer. Glória ao Pai, nosso Senhor, ao Filho que ressuscitou assim como ao Consolador, pelos séculos. Amém!

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Jesus manso e humilde de coração; fazei o nosso coração semelhante ao Vosso! Amém!

ORAÇÃO DO 9º DIA DA NOVENA

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Erramos quando nos furtamos a adesão ao projeto de Deus de salvar a humanidade. Pecamos quando fugimos ao trabalho pastoral, missionário, da vida em comunidade. Por nossas fugas em testemunhar a ação de Deus por palavras e obras, peçamos perdão a Deus.  Deus e Pai, pela força do Teu Espírito, faz de nós missionários da Palavra!

Ser Igreja é caminhar segundo a inspiração do Espírito Santo, participando e vivendo o trabalho missionário. Deus eterno e todo-poderoso, fazei que todas as nações dispersas pela terra, na diversidade de suas línguas, se unam no louvor do vosso Nome. Glorifiquemos a Cristo, fonte de vida e origem de todas as virtudes e peçamos com amor e confiança: Venha a nós, Senhor, com a força do Teu Espírito e gera em nós o verdadeiro espírito missionário, comprometidos que queremos estar com Tua obra!

Divino Espírito Santo preenche nossa vida com a sua presença e mostra-nos o caminho a seguir que nos levará ao Pai. Infunda em nós ó Espírito Santo, os dons do Teu amor.

Temos a necessidade de sua presença, para que em nossos corações e mentes, o véu da ignorância se desfaça e inundados por seu consolo, consigamos perceber além das palavras, nos colocando abertos ao ardor missionário, assumindo nosso compromisso Batismal na responsabilidade de fé. Envia-nos, ó Pai, o Vosso Espírito Santo.

Divino Espírito Santo faça em nós como o oleiro, modelando o nosso agir, nosso falar e nosso pensar transformando nosso ser num verdadeiro tabernáculo, onde Jesus Cristo queira e possa habitar.  Envia-nos, ó Pai, o Vosso Espírito Santo.

Maria, Mãe da Igreja, que vivestes a plenitude do Espírito Santo em vosso ser, e o viste agindo em vosso Filho Jesus, intercedei ao Pai por nós (……. faça uma pausa e peça a graça que deseja alcançar), para que estejamos prontos e atentos à ação divina.  Envia-nos, ó Pai, o Vosso Espírito Santo.

“Senhor Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, rosto humano de Deus e rosto divino do homem, acendei em nossos corações o amor ao Pai que está no céu, e a alegria de sermos cristãos. Vinde ao nosso encontro e guiai nossos passos para seguir-vos e amar-vos na comunhão de vossa Igreja, celebrando e vivendo o dom da Eucaristia, e carregando nossa cruz. E, ungidos por vosso envio, dai-nos sempre o fogo de vosso Santo Espírito, que ilumine nossas mentes e desperte entre nós o desejo de contemplar-vos, o amor aos irmãos, sobretudo aos aflitos, e o ardor por anunciar-vos. Discípulos e missionários vossos, queremos remar mar adentro, para que nossos povos tenham em vós vida abundante e, com solidariedade, construam a fraternidade e a paz. Senhor Jesus, vinde e enviai-nos! Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós” (Papa Bento XVI).  Amém! Aleluia!

VENI, CREATOR SPIRITUS

Oh, vinde, Espírito Criador, as nossas almas visitai e enchei os nossos corações com vossos dons celestiais. Vós sois chamado o Intercessor, do Deus excelso o dom sem par, a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar. Sois doador dos sete dons, e sois poder na mão do Pai, por ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamais. A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor, nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor. Nosso inimigo repeli, e concedei-nos vossa paz; se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás. Ao Pai e ao Filho Salvador por vós possamos conhecer. Que procedeis do seu amor, fazei-nos sempre firmes crer. Glória ao Pai, nosso Senhor, ao Filho que ressuscitou assim como ao Consolador, pelos séculos. Amém!

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Jesus manso e humilde de coração; fazei o nosso coração semelhante ao Vosso! Amém!

por Raios Luminosos Postado em Novenas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s