12º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B

BrdWo6WCMAAE33l 

O Senhor é a força de seu povo, fortaleza e salvação do seu ungido.  Salvai, Senhor, vosso povo, abençoai vossa herança e governai para sempre os vossos servos! (Sl 27,8s)

 

ORAÇÃO DO DIA

Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. (LD, ano XXIV, nº 282)

Leituras da liturgia eucarística: Jó 38,1.8-11; Sl 106; 2Cor 5,14-17; Mc 4,35-41

Primeira Leitura (Jó 38,1.8-11)

Leitura do Livro de Jó:

1O Senhor respondeu a Jó, do meio da tempestade, e disse:

8Quem fechou o mar com portas, quando ele jorrou com ímpeto do seio materno, 9quando eu lhe dava nuvens por vestes e névoas espessas por faixas; 10quando marquei seus limites e coloquei portas e trancas, 11e disse: ‘Até aqui chegarás, e não além; aqui cessa a arrogância de tuas ondas?’”

Responsório (Sl 106)

— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom,/ porque eterna é a sua misericórdia!

— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom,/ porque eterna é a sua misericórdia!

— Os que sulcam o alto-mar com seus navios,/ para ir comerciar nas grandes águas,/ testemunharam os prodígios do Senhor/ e as suas maravilhas no alto-mar.

— Ele ordenou, e levantou-se o furacão,/ arremessando grandes ondas para o alto;/ aos céus subiam e desciam aos abismos,/ seus corações desfaleciam de pavor.

— Mas gritaram ao Senhor na aflição,/ e ele os libertou daquela angústia./ Transformou a tempestade em bonança,/ e as ondas do oceano se calaram.

— Alegraram-se ao ver o mar tranquilo,/ e ao porto desejado os conduziu./ Agradeçam ao Senhor por seu amor/ e por suas maravilhas entre os homens!

Segunda Leitura (2Cor 5,14-17)

Leitura da Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos: 14O amor de Cristo nos pressiona, pois julgamos que um só morreu por todos, e que, logo, todos morreram.

15De fato, Cristo morreu por todos, para que os vivos não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

16Assim, doravante, não conhecemos ninguém conforme a natureza humana. E, se uma vez conhecemos Cristo segundo a carne, agora já não o conhecemos assim.

17Portanto, se alguém está em Cristo, é uma criatura nova. O mundo velho desapareceu. Tudo agora é novo.

EVANGELHO: Mc 4,35-41

35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!”

36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava, na barca. Havia ainda outras barcas com ele.

37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?”

39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. 40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?”

41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”

 

REFLEXÃO

Hoje a Liturgia da Palavra centra-se no tema da onipotência de Deus, de seu domínio sobre o universo. (…)

No Evangelho, o mesmo tema volta em um contexto divino, iluminado pela presença de Cristo, possuidor da onipotência de Deus. É noite: o Mestre está na barca com os discípulos no lago e, cansado das fadigas do dia, adormece. De repente, desaba grande tempestade (…).  O pânico transtornara a fé ainda débil dos discípulos: esqueceram os milagres já operados pelo Mestre.

Também hoje, as desgraças, os sofrimentos, os perigos, as borrascas da vida pessoal ou da Igreja transtornam a fé ainda muito fraca de tantos fiéis. (…). Quem crê firmemente não se perderá, mas será “nova criatura” (2Cor 5,17), não mais transtornada pelas tribulações, porque ancorada à fé em quem morreu e ressuscitou por nós. (Sta. Mª Madalena, Gabriel de. Intimidade Divina. Edições Loyola, São Paulo, 1990, p,656)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s