21 DE JANEIRO – SÃO PEDRO DAMIÃO, Bispo e Doutor da Igreja

“O templo divino cresce de fato, no silêncio, porque quando a mente do homem não se dissipa nas conversações com os outros, levanta-se no alto o cimo do edifício espiritual; e tanto mais cresce e se levanta para o alto, quanto mais é guardada pela disciplina do silêncio e não se distrai com o que está fora”. São Pedro Damião

“Nascido de família pobre, Pedro teve como tutor o irmão mais velho, Damião, que providenciou sua educação. Quis, por isso, chamar-se ‘Pedro Damião’. Estudou em Ravena, Faenza, Pádua, depois fez-se monge, porém foi frequentemente encarregado da pregação ao povo e da reforma dos mosteiros.

Ordenado bispo de Óstia, lutou eficazmente para libertar a Igreja dos negócios temporais, reagiu contra a decadência intelectual e moral do clero, abrindo assim caminho para a reforma que pouco mais tarde empreendeu seu grande amigo, o monge Hildebrando, depois Gregório VII. Mas para ser digno de reformar a Igreja, Pedro Damião não cessou de se reformar a si mesmo, por uma vida austera e santa. Foi honrado por Leão XII com o título de doutor da Igreja (1828).” Missal Cotidiano, Paulus, 1985, p.1594.

Oração

Ó Pai todo-poderoso, dai-nos seguir as exortações e o exemplo de São Pedro Damião, para que, nada antepondo a Cristo e servindo sempre à vossa Igreja, cheguemos às alegrias da luz eterna . Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Missal Cotidiano, Paulus, 1985, p.1595.

por Raios Luminosos Postado em Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s