
“Nascido de família pobre, Pedro teve como tutor o irmão mais velho, Damião, que providenciou sua educação. Quis, por isso, chamar-se ‘Pedro Damião’. Estudou em Ravena, Faenza, Pádua, depois fez-se monge, porém foi frequentemente encarregado da pregação ao povo e da reforma dos mosteiros.
Ordenado bispo de Óstia, lutou eficazmente para libertar a Igreja dos negócios temporais, reagiu contra a decadência intelectual e moral do clero, abrindo assim caminho para a reforma que pouco mais tarde empreendeu seu grande amigo, o monge Hildebrando, depois Gregório VII. Mas para ser digno de reformar a Igreja, Pedro Damião não cessou de se reformar a si mesmo, por uma vida austera e santa. Foi honrado por Leão XII com o título de doutor da Igreja (1828).” Missal Cotidiano, Paulus, 1985, p.1594.
Oração
Ó Pai todo-poderoso, dai-nos seguir as exortações e o exemplo de São Pedro Damião, para que, nada antepondo a Cristo e servindo sempre à vossa Igreja, cheguemos às alegrias da luz eterna . Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Missal Cotidiano, Paulus, 1985, p.1595.