Leituras da liturgia eucarística: Êx 22,20-26; Sl 17; 1Ts 1,5c-10; Mt 22,34-40
EVANGELHO: Mt 22,34-40
Naquele tempo, os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”
Jesus respondeu: “‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento!’ Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.
REFLEXÃO
Sobre as leituras da liturgia eucarística de hoje, disse-nos o Papa Emérito Bento XVI:
“As leituras que a liturgia oferece hoje à nossa meditação recordam-nos que a plenitude da Lei, como de todas as Escrituras divinas, é o amor. Portanto quem pensa que compreendeu as Escrituras, ou pelo menos uma parte delas, sem se comprometer a construir, mediante a sua inteligência, o dúplice amor de Deus e do próximo, na realidade demonstra que ainda está longe de ter compreendido o seu sentido profundo. Mas como pôr em prática este mandamento, como viver o amor de Deus e dos irmãos sem um contato vivo e intenso com as Sagradas Escrituras? O Concílio Vaticano II afirma que “é necessário que os fiéis tenham amplo acesso à Sagrada Escritura” (Const. Dei Verbum, 22), para que as pessoas, encontrando a verdade, possam crescer no amor autêntico. Trata-se de uma exigência hoje indispensável para a evangelização. E dado que com frequência o encontro com a Escritura corre o risco de não ser “um facto” de Igreja, mas exposto ao subjetivismo e à arbitrariedade, torna-se indispensável uma promoção pastoral robusta e crível do conhecimento da Sagrada Escritura, para anunciar, celebrar e viver a Palavra na comunidade cristã, dialogando com as culturas do nosso tempo, pondo-se ao serviço da verdade e não das ideologias atuais e fomentando o diálogo que Deus quer ter com todos os homens (cf. ibid., 21). Para esta finalidade deve ser dada a máxima atenção à preparação dos pastores, destinados depois à necessária ação de difundir a prática bíblica com subsídios oportunos. Devem ser encorajados os esforços em ato para suscitar o movimento bíblico entre os leigos, a formação dos animadores de grupos, com particular atenção aos jovens. Deve ser apoiado o esforço de fazer conhecer a fé através da Palavra de Deus também a quem está “afastado” e sobretudo a quantos estão em busca sincera do sentido da vida.” (Trecho da Homilia do Papa Emérito Bento XVI, de 26 de outubro de 2008)
ORAÇÃO
Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. (Oração das Horas)