I
Querida Santa Clara, que fostes motivo de alegria e orgulho, santa para vossos pais e irmãs, que soubestes lhes retribuir o amor e a dedicação com que vos cercaram desde o berço, eu vos consagro minha família e todos que comigo convivem.
Bem vedes, querida Santa Clara, como são difíceis os tempos em que vivemos, onde o amor e a fidelidade familiar se tornam quase impossíveis. Sei, contudo, que a Deus nada é impossível e que, com fé e confiança, tudo se alcança.
Por isso, imploro confiante: visitai nosso lar, permanecei conosco e, já que sois mais clara que vosso próprio nome, clareai nossa mente e nosso coração, para que possamos permanecer unidos entre nós e, sobretudo, permanecer fiéis a Deus. Amém.
II
(Pedido a Santa Clara pelas famílias)
Querida Santa Clara por teu amor à infância de Jesus, alcança-nos a proteção
sobre a nossa família!
Por teu amor à Paixão de Jesus, alcança-nos força e coragem na provação.
Por teu amor à Igreja, alcança-nos a fé, a esperança e a caridade!
Por teu amor aos irmãos, alcança-nos a graça da fraternidade!
Por teu amor à oração, alcança-nos o desejo de estar com o Senhor!
Por teu amor à pobreza, alcança-nos desprender-nos dos vícios e pecados!
Por tua santa morte, alcança-nos a nós uma vida e morte santas nas mãos da Virgem Maria! Amém!
III
Clara, santa cheia de claridade, irmã de São Francisco de Assis, intercede pelos teus devotos que querem ser puros e transparentes. Teu nome e teu ser exalam o perfume das coisas inteiras e o frescor do que é novo e renovado. Clareia os caminhos tortuosos daqueles que se embrenham na noite do próprio egoísmo e nas trevas do isolamento. Clara, irmã de São Francisco, coloca em nossos corações a paixão pela simplicidade, a sede pela pobreza, a ânsia pela contemplação. Suplico-te, Irmã Lua, que junto ao Sol de Assis no mesmo céu refulge, alcança-nos a graça que, confiantes vos pedimos. Santa Clara, ilumina os passos daqueles que buscam a claridade! Amém!
IV
Minha querida Santa Clara que, seguistes de perto São Francisco, na vida de pobreza e no amor ao próximo, olhai carinhosa para o mundo de hoje, tão necessitado de vossa proteção.
Ouvi meu pedido e concedei-me a graça que vos peço, com fé e confiança. Como verdadeiro necessitado, rogo-vos que me alcanceis de Cristo a saúde espiritual e corporal, para mim e meus familiares.
Sobretudo peço vossa ajuda para o problema que me aflige … (coloca-se aqui, a necessidade).
Atendei-me, Santa Clara pela força que tendes junto a Deus e pela fé que me faz buscar vossa proteção. Amém!
V
Pela intercessão de Santa Clara, ó Senhor Todo Poderoso, me abençoe e proteja; volte para mim os seus olhos misericordiosos, dê-me a paz e a tranquilidade, derrame sobre mim as suas copiosas graças e, depois desta vida, aceite-me no céu em companhia de Santa Clara e de todo o santuário. Amém! Rezar 1 Ave Maria, 1 Pai Nosso e fazer o Sinal da Cruz.
VI
Ó Heroica Santa Clara, que em hora perigosa para a paz do vosso mosteiro e da vossa Pátria, superando medo e fraqueza e animada de fé inabalável dirigistes ao Coração Eucarístico de Jesus, esta prece: “Ó Senhor, não entregueis às feras as almas que em Vós confiam”. Vós que corajosamente enfrentastes os bárbaros e, levantando o Sagrado Cálice, pusestes os invasores em precipitada fuga, hoje acolhei, benigna, as nossas orações e apresentai-as, juntamente com as vossas, ao trono do divino Cordeiro, para obterdes misericórdia.
Oferecei ao seu Coração compassivo, nestes dias de provação, as angústias dos corações e os sofrimentos físicos dos povos. A Ele repeti, mas uma vez, a vossa oração confiante de justiça, para o mundo, de tranquilidade e prosperidade para o Brasil e (faça o seu pedido) para todos, do mais ardente amor à Sagrada Eucaristia. Assim Seja!
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.