I
Responsório de Santo Antônio
Se milagres desejais,
Recorrei a Santo Antônio
Vereis fugir o demônio
E as tentações infernais.
Recupera-se o perdido
Rompe-se a dura prisão
E no auge do furacão
Cede o mar embravecido.
Pela sua intercessão
Foge a peste, o erro a morte
O fraco torna-se forte
E torna-se o enfermo são.
Todos os males humanos
Se moderam e retiram
Digam-no aqueles que o viram
E digam-nos os paduanos.
Rogai por nós Santo Antônio, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
II
Deus eterno e todo-poderoso, que destes Santo Antônio ao vosso povo como insigne pregador e intercessor em todas as necessidades, fazei-nos, por seu auxílio, seguir os ensinamentos da vida cristã, e sentir a vossa ajuda em todas as provações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. (Oração das Horas)
III
Meu querido Santo Antônio, o vosso ardente amor a Deus, as vossas sublimes virtudes e grande caridade para o próximo, vos mereceram durante a vida o poder de fazer milagres espantosos. Nada vos era impossível senão deixar de sentir compaixão pelos que necessitavam da vossa eficaz intercessão. A vós recorremos e vos imploramos que nos obtenhais a graça especial que nesse momento pedimos. Ó bondoso e santo taumaturgo, cujo coração estava sempre cheio de simpatia pelos homens, segredai as nossas preces ao Menino Jesus, que tanto gostava de repousar nos vossos braços. Uma palavra vossa nos obterá as mercês que pedimos.
IV
Lembrai-vos, glorioso Santo Antônio, amigo do Menino Jesus, filho querido de Maria, de que nunca se ouviu dizer que alguns daqueles que têm recorrido a vós e implorado a vossa proteção tenham sido por vós abandonados. Animado de igual confiança, venho a vós, fiel consolador dos aflitos. E eu pecador, me arrependo dos meus pecados, com o propósito de recomeçar, todos os dias, uma vida nova, mais dedicada a Deus e aos irmãos. Não rejeiteis, pois, a minha súplica, vós que sois tão poderoso junto ao Coração de Jesus, mas escutai-a favoravelmente e dignai-vos atendê-la. Santo Antônio, rogai a Deus por mim e por todos nós. Amém!
V
Ó Santo Antônio, lírio dentre os santos, vosso amor a Deus e caridade por vossos irmãos fizeram-vos digno, quando na terra, de possuir poderes milagrosos.
Incentivado por este pensamento, eu vos imploro que obtenhais para mim a graça de que tanto necessito … (pede-se a graça). Ó gentil e amoroso Santo Antônio, cujo coração estava sempre cheio de simpatia humana, fazei meu pedido aos ouvidos do doce Menino Jesus a quem carregastes com amor em vossos braços. Amém!
VI
Saúdo-vos Santo Antônio e me regozijo nos favores que nosso Senhor livremente vos tem outorgado. Recordo-vos em especial vosso momento de alegria quando o Divino Menino Jesus aceitou abraçar-vos com ternura. Ó que grande felicidade e alegria encheu o vosso coração nessa ocasião! Por esta especial prerrogativa e pela alegria de vossa beatífica visão, ao vê-lo frente a frente, rogo-vos que me ajudeis em minhas aflições, problemas e ansiedades, particularmente referente a ….. ( fazer aqui o pedido). Uma palavra, um olhar de vosso coração ao Menino Jesus coroaria de êxito este meu pedido e me encheria de alegria e de gratidão. Amém.
VII
Santo Antônio a quem o menino Jesus amou e honrou, concedei o que vos peço (fazer o pedido).
Santo Antônio, poderoso em palavras e ações, concedei o que vos peço (fazer o pedido).
Santo Antônio, sempre disposto a ajudar aos que vos invocam, concedei meu pedido (fazer o pedido).
Rogai por nós Santo Antônio, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!
VIII
Ó admirável Santo Antônio, glorioso pelos grandes milagres realizados, que merecestes ter nos braços ao Menino Jesus, obtende-me de vossa bondade a graça que ardentemente desejo. Vós que fostes tão misericordioso com os pecadores, não olheis meus pecados, mas sim a glória de Deus, que será uma vez mais exaltada por vós e a salvação de minha alma, unida à súplica que agora solicito com tanto fervor: (pedir a graça que deseja). Seja para vós como uma prenda de minha gratidão a promessa de uma vida mais voltada para os ensinamentos do Evangelho e de ajuda ao alívio dos pobres de vós tão amados. Abençoai minha promessa e alcançai-me a perseverança na fé em Deus até a morte. Assim seja.
IX
Glorioso Santo Antônio que tivestes a sublime dita de abraçar e afagar o Menino Jesus, alcançai-me a graça que vos peço e vos imploro do fundo do meu coração (pede-se a graça). Vós que tendes sido tão bondoso para com os pecadores, não olheis para os poucos méritos de quem vos implora, mas antes fazei valer o vosso grande prestígio junto a Deus para atender o meu insistente pedido (fazer o pedido). Amém. Santo Antônio, rogai por nós.
X
Meu grande amigo Santo Antônio, vós que sois o protetor dos namorados, olhai para mim, para a minha vida, para os meus anseios. Defendei-me dos perigos, afastai de mim os fracassos, as desilusões, os desencantos. Fazei que eu seja realista, confiante, digno(a) e alegre. Que eu encontre um(a) namorado(a) virtuoso e responsável. Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida a dois com as disposições de quem recebeu de Deus a sagrada vocação para o casamento e a vida familiar. Que todos os namorados busquem a mútua compreensão, a comunhão de vida e o crescimento na fé. Assim seja.
XI
Invocação Lembrai-vos, glorioso Santo António, amigo do Menino Deus e servo fiel de Maria Santíssima, que nunca se ouviu dizer que alguém que a vós tivesse recorrido ou implorado vossa proteção, ficasse desatendido. É isto que me enche de confiança e me anima a recorrer à vossa proteção. Com humildade me dirijo a Vós para expor minhas necessidades. Atendei a minha oração, vós que tanto podeis junto ao Coração do Cristo, e obtende-me a graça que confiadamente vos peço . . . Assim seja!
XII
Para pedir emprego
Santo António, em vossa vida procurastes trabalhar sempre pela glória de Deus e pelo bem dos irmãos e irmãs. Olhai com bondade para minha necessidade. Preciso de trabalho, de emprego, para cumprir o mandamento do Senhor e para o meu próprio sustento e de meus familiares. Vós, que tanto servistes ao Senhor, fazei com que eu encontre um trabalho digno, remunerado, honrado, para que possa sentir a alegria de estar servindo a Deus e estar cumprindo meu compromisso para com aqueles e aquelas que me foram confiados. Ajudai-me, pois, neste momento importante, vós que conhecestes o valor do trabalho, o sacrifício da fome, a alegria de um lar de paz. Assim seja.
XIII
Para que nunca falte o pão
Santo António, amigo dos pobres, que inspirais vossos devotos a vos honrar oferecendo pão aos necessitados, eu vos peço a graça de que nunca falte o pão à nossa mesa, ganho com trabalho digno e justo. Eu vos prometo, de minha parte, olhar sempre com carinho pelos mais necessitados, oferecendo um pouco do pão que tenho à minha mesa. Sobretudo, ajudai-nos a buscar sempre o Pão vivo que desceu do céu, que é o próprio Jesus Cristo na Eucaristia, verdadeiro alimento para a vida eterna. Vós, que tantas vezes o tivestes em vossas mãos e aos outros o distribuístes com piedade, fazei que também nós nos aproximemos com amor deste Pão da vida. Amém.
XIV
Pela Família Santo António, vós que em vida sempre guardastes e defendestes a família, ajudando-a a crescer para melhor cumprimento de sua missão educadora, olhai pela Família de hoje, exposta a tantos problemas materiais, morais e espirituais. Olhai carinhosamente pela minha Família, para que nos compreendamos bem, nos amemos com sinceridade, e cultivemos a presença de Deus e sua lei de amor. Que nossos filhos possam tornar-se pessoas dignas e construtoras da sociedade de hoje, carente de líderes cristãos, que saibam conduzir a vida temporal à luz dos princípios evangélicos. Santo António, uma bênção para todas as famílias e uma especial para a minha também. Amém.
XV
Oração dos Namorados Santo António, que sois invocado como protetor dos namorados, olhai para nós nesta fase importante de nossas vidas. Que este tempo seja bonito, sem futilidades e sonhos sem consistência, mas que o aproveitemos para maior e melhor conhecimento nosso. Assim, juntos, preparemos providencialmente o nosso futuro, onde nos aguarde uma família que, com a vossa proteção, queremos cheia de amor, de felicidade e de bênçãos de Deus. Santo António, abençoai este nosso namoro, para que transcorra no amor, no respeito, na sinceridade, na compreensão mútua e na aprovação de Deus. Amém.
(Obs.: As orações de XI a XV foram adaptadas à composição de Fr. Hugo Baggio, OFM)