“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Minha carne é verdadeiramente uma comida e meu sangue verdadeiramente uma bebida”. (Jo 6,54-55
I
“Senhor Jesus Cristo, neste admirável sacramento nos deixastes o memorial da vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso Corpo e do vosso Sangue, que possamos colher continuamente os frutos da vossa redenção. Vós, que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.” (Oração das Horas)
II
“Ó sagrado banquete, em que recebemos Cristo, perpetua-se o memorial de sua Paixão, enche-se a alma de graça, e nos é dado o penhor da glória futura. Oh! Quão suave é, Senhor, o vosso espirito que, para dar a vossos filhos prova de amor, enche de bens os famintos com o suavíssimo Pão do céu.” (Sto. Tomás de Aquino)
III
“Sempre e por toda parte, graças vos sejam dadas, Pai santo, onipotente e eterno Deus, por Cristo Nosso Senhor. Sacerdote verdadeiro e eterno, instituiu o rito do Sacrifício perene. A vós se ofereceu, por primeiro, como vítima de salvação, e nos ordenou perpetuar a oferta em sua memória. Seu Corpo, por nós imolado, é nosso alimento e nos dá forças; seu Sangue, por nós derramado, é nossa bebida e nos purifica das manchas do pecado.” (Missal Romano, Prefácio)
IV
“Louvor a vós, ó Senhor onipotente… Viestes libertar-nos de nossos pecados. Nós vos cantamos, ó maravilhoso Salvador! Sois o Pastor do rebanho, pastor enviado pelo Pai…
Fazei que vos recebamos com reverência no Sacramento e nos saciemos de vossa doçura, ó Cristo! Pão do céu nos destes. Comemos o pão dos anjos. Dai-nos amarmos uns aos outros, porque vós, ó Deus, sois caridade. Quem ama o irmão, nasceu de vós e vos contempla; nele é perfeita a caridade.” (Preces Eucarísticas…47)