ORAÇÕES A NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

homenaje-a-la-virgen-de-guadalupe-1

“Salve, Mãe das Américas, celeste missionária do novo mundo (…) mãe e mestra da fé para os povos da América.” Papa João XXIII, 1961

I

Virgem Maria de Guadalupe, Mãe do verdadeiro Deus por quem se vive!
Em São Juan Diego, o menor de teus filhos, tu dizes aos povos da América Latina: “Não estou aqui, eu que sou tua Mãe? Não estás sob minha sombra? Não estás por ventura em meu regaço?”
Por isso, com profundo agradecimento, reconhecemos através dos séculos todas as mostras de teu amor materno, teu constante auxílio, compaixão e defesa dos moradores de nossas terras, dos pobres e simples de coração.
Com esta certeza filial, acorremos a ti, para te pedir que, assim como ontem, nos dês novamente teu Divino Filho, porque somente no encontro com Ele se renova a existência pessoal e se abre o caminho para a edificação de uma sociedade justa e fraterna.
A ti, “Missionária Celeste do Novo Mundo”, que sois o rosto mestiço da América e luminosamente manifestas sua identidade, unidade e originalidade, confiamos o destino de nossos Povos.
A ti, Pedagoga do Evangelho de Cristo, Estrela da Nova Evangelização, consagramos nosso trabalho missionário do Povo de Deus peregrino na América Latina.
Oh Doce Senhora! Oh Mãe Nossa! Oh Sempre Virgem Maria! tua presença nos faz irmãos!

Acolhe com amor esta súplica de teus filhos e abençoa esta tua amada terra com os dons da reconciliação e da paz. Amém!  (Papa emérito Bento XVI, México, 2012)

 

II

Mãe e Senhora de Guadalupe, mãe amorosa e compassiva, “rosto materno de Deus, retrato eloquente de sua ternura e misericórdia, olha para o teu povo.

Concede aos sacerdotes e consagrados: a tua silenciosa atitude de escuta para discernir os apelos no Senhor no clamor do povo; a coragem do compromisso com o teu Filho e com os irmãos. Transforma a água de toda dor e angústia de teu povo em vinho saboroso da esperança pascal. Faze brilhar para teus filhos esmagados sob o peso do egoísmo, sem voz e nem vez, a aurora luminosa da libertação em que Deus seja “tudo em todos” e haja terra, pão e trabalho para todos.” (Frei Patrício Sciadini, O.C.D.)

 

III

Virgem Santíssima, Nossa Senhora de Guadalupe! Nós vos pedimos, ó Mãe do Céu, abençoai o protegei os povos da América latina para que todos nós, envolvidos pelo vosso carinho maternal, nos sintamos mais perto de Deus, nosso Pai comum.

Nossa Senhora de Guadalupe, abençoados por vós, e, amparados por vosso Divino Filho, teremos força para alcançar a nossa libertação. Nós nos libertaremos da superstição, dos vícios, dos pecados  e também da injustiça e da opressão que sofremos da parte dos prepotentes que exploram e dominam os seus semelhantes.

Ó Mãe de Jesus, nosso Salvador, atendei benigna a nossa oração.

Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, rogai por nós. Amém.

IV

Perfeita, sempre Virgem Santa Maria, mãe do Verdadeiro Deus,  por quem se vive. Tu que, na verdade, és nossa Mãe Compassiva, buscamos-te e te clamamos. Escuta com piedade nosso pranto e nossas tristezas. Cura nossas penas,  nossas misérias e dores. Tu que és nossa doce e amorosa Mãe, acolhe-nos no aconchego do teu manto e no carinho de teus braços.

Peço, Nossa Senhora de Guadalupe, que nada nos aflija nem perturbe nosso coração. Mostra-nos e manifesta-nos a teu amado Filho, para que Nele  e com Ele encontremos nossa salvação e a salvação do mundo.

Santíssima Virgem Maria de Guadalupe, faze-nos mensageiros teus, mensageiros da Palavra e da vontade de Deus. Amém.

 

V

Ó gloriosa Mãe de Deus, Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, abençoai esta casa e a família que aqui reside.

Protegei nossos filhos, livrando-os das maldades e dos perigos deste mundo. Guardai nosso lar, escondendo-o dos olhos dos maus. Que nesta casa o nome de Deus seja sempre invocado com respeito e amor. Que os seus mandamentos sejam observados com fidelidade. Que vosso bendito nome, ó Mãe querida, seja sempre lembrando com muita devoção. Que a palavra de vosso Filho Jesus seja sempre meditada e seguida todos os dias de nossa vida.

Honra, louvor e glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo: Trindade Santíssima.
Amém. (Fonte: http://paroquiaguadalupejacarei.com.br/)

 

VI

Nossa Senhora de Guadalupe, ensina-nos a servir e levar Jesus para a vida dos que necessitam, ensina-nos também a humildade da gratidão pela obra de Deus em nossas vidas. Mãe Maria, fiel portadora e serva de Jesus, vá à frente em nossos caminhos, iluminando-nos, aplainando-os, defendendo-nos dos inimigos, abrindo as portas ainda fechadas à presença de Jesus. Abranda Mãe, os corações fechados e rancorosos e ensina-nos a também ser canais de bênçãos e graças de DeusAmém! (Geraldo Duarte, Mailing da Fé, 12 dez 2014.)

 

VII

MÃE DO CÉU MORENA

 (Padre Zezinho)

Mãe do Céu Morena,
Senhora da América Latina,
De olhar e caridade tão divina,
De cor igual à cor de tantas raças.

Virgem tão Serena,
Senhora destes povos tão sofridos,
Patrona dos pequenos e oprimidos,
Derrama sobre nós as tuas graças.

Derrama sobre os jovens tua luz,
Aos pobres vem mostrar o teu Jesus,
Ao mundo inteiro traz o teu amor de Mãe.

Ensina quem tem tudo a partilhar,
Ensina quem tem pouco a não cansar,
E faz o nosso povo caminhar em paz.

Mãe do Céu Morena,
Senhora da América Latina,
De olhar e caridade tão divina,
De cor igual à cor de tantas raças.

Virgem tão Serena,
Senhora destes povos tão sofridos,
Patrona dos pequenos e oprimidos,
Derrama sobre nós as tuas graças.

Derrama a esperança sobre nós,
Ensina o povo a não calar a voz,
Desperta o coração de quem não acordou.

Ensina que a justiça é condição,
De construir um mundo mais irmão,
E faz o nosso povo, conhecer, Jesus…!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s